18 de junho de 2010

25 Estratégias para Twitter

O Twitter veio para ficar e muitas empresas conseguiram criar um excelente canal de relacionamento com seus clientes. Algumas ainda estão iniciando suas atividades, não que estejam atrasadas, mas acredito que é melhor demorar para ingressar, mas ingressar de maneira planejada do que simplesmente sair criando perfil em todas as redes sociais e não trabalhar da maiera correta.

Muitos procuram pelo ‘Manual do Twitter’, por enquanto ainda não existe, pois falamos de uma rede social em constante evolução e o que pode ser correto hoje, amanhã poderá não ser. Porém, o que podemos encontrar de informação são as melhores práticas realizadas por grandes profissionais do mercado.

Reuni neste artigo as 25 estratégias para Twitter mais utilizadas pelos mestres das redes sociais. Tenho utilizado estas estratégias e estão sendo muito úteis. Espero que estas dicas sejam também úteis e o ajudem em suas estratégias.

1 – Identifique sua estratégia

Antes de sair Tweetando qualquer coisa, reúna sua equipe e defina as estratégias de como você utilizará o Twitter. Algumas atuações no Twitter são: Pesquisa, marketing, formar rede de relacionamento, criação de público, atendimento ao cliente e assim por diante.

2 – Use sempre que possível RT Pls

RT PLS significa Re-tweet Please, ou seja, você pede para seus seguidores que repliquem sua mensagem. Obtenho bons resultados quando finalizo minhas mensagens solicitando RT.

3 – Tweet duplicado, chances dobradas

Não há problema em enviar por duas vezes um mesmo Tweet no mesmo dia, com tanto que sejam em horários diferentes. Assim você terá mais chances de abordar determinado usuário que não pôde ler sua primeira mensagem. Só não tente enganar seus consumidores enviando mensagens diferentes, porém com o mesmo objetivo.

4 – Identifique o melhor horário

Identifique os horários que o seu público está mais ativo no Twitter e aproveite este momento para expor sua mensagem.

5 – Mais afirmações

Tweets que envolvam afirmações são mais clicados e recebem mais RT do que tweets com perguntas e sem um fechamento efetivo. Você pode iniciar a mensagem com uma pergunta, mas ela precisa ser respondia na mesma mensagem.

6 – Liste as #hashtags mais utilizadas

Assim como sites e blogs possuem Tags (Marcadores) para definir categorias e assuntos específicos, o Twitter também desfruta desta vantagem, no caso são as hashtags. Por exemplo: Caso você envie algum tweet com a hashtag #flamengo ela será marcada por esta Tag e outras pessoas que acompanhem ou busquem pelo assunto poderão encontrar sua mensagm. Liste as hashtags mais utilizadas no seu meio e utilize em seus Tweets.

7 – Monitore conversas

Monitore conversas utilizando as hashtags identificadas, utilizo o TweetDeck que proporciona acompanhar as hashtags que eu desejo.

8 – Monitore seus links

Saiba quantas pessoas clicam, quando clicam e quem clica. Utilizo o Bit.ly para isso, uma ótima ferramenta de métrica.

9 – Não fale somente de você

Sabe aquele amigo chato que só fala dele e somente dele? No Twitter é a mesma coisa. Re-tweet mensagens de outras pessoas e até mesmo concorrentes. Se você conhece sobre determinado assunto e pode ajudar um usuário, faça isso, mesmo que não seja sobre sua empresa.

10 – Help-Desk?

Sim, identificou algum usuário com dúvida sobre o seu produto ou serviço? Seja pró-ativo e entre em contato com o usuário antes mesmo que ele entre em contato com você.

11 – Crie relacionamentos

Gere relacionamento com seus clientes, interaja com o que eles enviam, o que eles comentam, o que gostam e o que odeiam. O Twitter é excelente pois é um canal direto de relacionamento.

12 – Não use robôs

Envie você mesmo as mensagens, procure minimizar ao máximos envios automáticos. Por algumas vezes eu agendo algum tweet, mas 90% das vezes a mensagem é enviada quando estou online, pois assim posso interajir com meus seguidores.

13 – Personalize sua conta

Preencha as informações da Bio, insira seu site e altere o papel de parede. Deixe o seu Twitter mais pessoal e interessante. Assumo que estou devendo isso.

14 – Ajude a promover os outros

Gostou de algo que viu no Twitter? Porque não replicar e ajudar este usuário? Certamente ele retribuirá de alguma forma.

15 – Promova seu Twitter

Você possui outra forma de contato com seus clientes? Então divulgue seu Twitter por estes meios. Diga que você possui uma conta e que será uma ótima forma de ouvir opiniões dos clientes.

16 – Conheça seus seguidores

Verifique a BIOS de seus seguidores e veja se eles possuem sites, caso sim, visite e participe.

17 – Qualidade, não quantidade

Pense bem antes de seguir qualquer um, veja se esta pessoa será relevante para você e para os seus seguidores.

18 – Expresse sua opinião

Rola algum assunto na mídia? Por que não comentar sobre o assunto? Caso seja um assunto muito polêmico vale reunir sua equipe antes.

19 – Faça seu público participar

Porque não perguntar ao público sobre o que eles querem ler? Faça com que seu público participe e contribua.

20 – Preze pelo conteúdo

Planeje o conteúdo que será enviado, sair tweetando tudo e o que vem na cabeça por algumas vezes não é bom.

21 – Quem será o responsável?

Já vi Twitter de empresas sendo usado por engano para assuntos pessoais, pois o responsável estava logado nesta conta. A repercussão foi desastrosa.

22 – Inove sempre

A Internet permite e exige constante inovação, no Twitter não é diferente. Mesmo com os 140 caracteres é possível inovar em suas mensagens.

23 -Tudo tem seu tempo

Criar reputação exige e leva tempo, não se desespere para obter milhares de seguidores, lembre-se da estratégia 17: Qualidade, não quantidade.

24 – Concursos no Twitter

Twitteiros adoram concursos, quem não gosta? Criar concursos no Twitter geram excelentes resultados, pode confiar.

25 – Por fim, seja seu próprio moderador

Antes de enviar uma mensagem, leia pelo menos 2 vezes antes, se surgir alguma dúvida que seja, chame ajuda de algum colega e se for preciso reescreva a mensagem.

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