18 de junho de 2010

Aeroilis – Nada Mais Além

Em 2004, eis que surgia uma bela surpresa no cenário nacional de música cristã, a banda catarinense Aeroilis. Surpresa não por achar que os caras não tem capacidade e, mesmo assim, fizeram um ótimo trabalho. Surpresa simplesmente por ser bom. Por aqui isso já é uma surpresa, mesmo hoje contando com alguns bons artistas, ainda mais em 2004. E eu conheci a banda também meio que por surpresa, já que ganhei o CD em um sorteio na internet e, até então, havia apenas ouvido falar da banda e ouvido um trecho da música “O Tempo”. Belos arranjos, ótimas músicas e muito conteúdo: Ja se podia de cara considerar Aeroilis um dos principais nomes e promessas na musica cristã brasileira.

6 anos se passaram e as expectativas – confesso que a minha também – se esfriaram bastante quando nada parecia andar na direção de algo novo, além de promessas. Enfrentando as dificuldades que bandas independentes conhecem bem, o Aeroilis batalhou e, mesmo com um longo período de espera, conseguiu lançar seu segundo trabalho: Nada Mais Além. Dessa vez, ao invés de seguir o convencional e lançar o CD para tentar vendê-lo, ou mesmo colocar os arquivos em lojas virtuais, a banda resolveu oferecer gratuitamente para download seu novo trabalho, na íntegra, em seu site oficial!

E o novo trabalho? Outra belíssima surpresa! De novo, não por duvidar da capacidade da banda, ainda mais depois do primeiro CD. Mas no sentido de que, mesmo após esperar tanto, ver que a espera valeu. A banda conseguiu fazer um CD diferente do primeiro, inovando no som, mas mantendo a característica nas letras, muito bem escritas e claramente elaboradas com muita profundidade. Alem disso, as mudanças que a banda sofreu em seus membros felizmente não foi sentida.

Já no primeiro segundo da primeira música, uma das principais inovações desse novo trabalho: o piano. É só mais um instrumento, eu sei, mas se tratando de “Nada Mais Além”, esse é um elemento quase que chave na construção sonora do CD e está presente de maneira clara e bem audível em todas as faixas do disco, diferente do que aconteceu no primeiro CD, mais levado por violões e guitarras. Provavelmente isso também tem ligação direta com o fato de o CD ser mais lento que o disco de estréia, com um CD composto quase que totalmente por baladas, mesmo que em suas diferentes intensidades. Outra característica que melhorou muito aqui foram os vocais. Tanto a voz de Raphael Campos soa mais segura, como os back vocais estão excelentes e foram muito bem arranjados e executados.

“Cega Inocênicia” abre o CD com uma levada um pouco mais rápida, diferente do disco como um todo, com guitarras e batidas fortes, mas melodia e vocais suaves que ganham força apenas no refrão e com uma letra que é um excelente alerta. “Não Importa Mais” certamente funcionaria muito bem como um dos singles do disco e é a minha favorita. Uma balada com excelente melodia e vocais que fala que os planos que fazemos e aquilo que conquistamos ao longo dos anos não importam mais, pois os caminhos de Deus são melhores que os nossos. “Em Passos Lentos” começa soando como encerramento de CD, mas é mais uma bela balada, com uma melodia que basta ouvir 2 vezes para não esquecer mais. Retrata alguem que esta deixando para tras a culpa, o orgulho, e demais coisas que o afastaram de Deus. Com certeza uma das músicas mais bonitas do Aeroilis.

A faixa, “Seguirei”, começa parecendo um cover dos Beatles, mas no refrão, com belos back vocais e com belas frases, ela muda, compondo outra bela música, com uma levada um pouco mais rápida e bem agradável de se ouvir. “És” talvez não seja o tipo de música que agrada logo de cara. Bem lenta, principalmente na primeira parte, apenas com voz e piano, é mais arrastada e talvez precise de mais de uma ouvida para ser apreciada. A letra é uma das mais lindas e claras, uma declaração de dependência a Deus expressa em forma de uma bela poesia escrita com muita competência. “Pax Inflamo” vai dar uma empolgada em quem já cansou de baladas até aqui com seu começo e seu refrão mais animados, apesar de, como na primeira faixa, a melodia e vocais sigam uma linha mais suave na maior parte da música.

“Me Deixar” e a guitarra que dá inicio à sua introdução também pregam uma peça em quem espera a música crescer. Pelo contrário, ela pára de supetão e começa algo que parece outra música completamente diferente e se torna mais uma balada. Outra bela balada. Fala sobre entrega total a Deus. Destaque para belas guitarras que aparecem na segunda parte da música. “Tão Perto” segue a linha de “Pax Inflamo”, com outro destaque para vocais muito bem executados e, como indica o título, fala sobre como a Verdade está tão perto de nós, basta entregarmos nossa vida. “Olhos Fechados” é a única música guiada por violão no CD. Uma balada que me lembrou dos anos iniciais do Jars of Clay com seus belos dedilhados e que tem um jogo de vozes fantástico no refrão. Fala que nada em nós mesmos pode nos aproximar de Deus, só o Seu amor.

Os primeiros segundos de “Razão Para Seguir” nos lembram do CD de estréia da banda. Não demora, no entanto, e a música assume tons bem característicos desse novo trabalho, sem nada de muito especial a mais para ser creditado a ela. O CD encerra com a faixa título do álbum, “Nada Mais Além”, e faz isso de maneira um pouco mais rápida, arriscando até alguns efeitos na voz e uns tecladinhos eletrônicos que ficaram bem legais. A letra no refrão diz que não ha mais nada além da verdade e da vontade de Deus, e é isso que nos faz acreditar e alcançar a vida eterna.

É possível que o CD decepcione alguém que esperava, durante esse longo tempo, por algo mais pop-rock. Ou mesmo alguem que esperava algo mais acústico, mais carregado de violões como algumas faixas do primeiro álbum. “Nada Mais Além”, no entanto, dá um passo além (trocadilho desproposital) no som que consagrou a banda, compondo uma sonoridade e letras mais reflexivas e profundas que, em linhas gerais, parecem oferecer mais a quem está ouvindo do que o álbum de estréia. Fora isso, o salto na qualidade sonora, de composição e também na produção é muito grande, um CD que mesmo concebido de maneira independente, não deixa, em nada, a desejar. Parabéns ao Aeroilis, e esperamos que não sejam necessários mais tantos anos até que tenhamos em mãos o terceiro CD.

Faixas:

  1. Cega Inocência
  2. Não Importa Mais
  3. Passos Lentos
  4. Seguirei
  5. És
  6. Pax Inflamo
  7. Me Deixar
  8. Tão Perto
  9. Olhos Fechados
  10. Razão Para Seguir
  11. Nada Mais Além

Selo/Gravadora: Independente

Fonte: It Sounds Like

Nenhum comentário: