29 de junho de 2010

Fé cura ex-jogador de futebol de câncer

A rouquidão persistente era um dos sintomas da grave doença

Por Cristiane Calaça


Segundo números do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 9 mil casos de câncer de laringe foram descobertos somente no ano passado no Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o País é o segundo no ranking mundial de incidência deste tipo de tumor, perdendo somente para a Espanha.


De acordo com o INCA, o câncer de laringe atinge geralmente a região da cabeça e pescoço, sendo que cerca de 1/3 dos tumores que surgem nesta região acomete as cordas vocais, provocando dor de garganta, dificuldade de engolir, rouquidão, entre outros sintomas.


Era exatamente isso que sentia José Barbosa, de 52 anos. Ele era jogador de futebol até a sua saúde receber um cartão vermelho. A rouquidão persistente, que tanto o incomodava, era um dos sintomas do tumor na laringe que o atingia.


“Quando recebi o resultado dos exames que constataram a doença, não acreditei. Logo eu, um jogador de futebol, que sempre tive a saúde perfeita. Sentia que não ia resistir”, conta, ainda emocionado, ao lembrar que os médicos tinham dado a ele apenas mais 3 meses de vida.


Sem aceitar aquela sentença, a esposa dele, Maria do Rosário Barbosa, de 46 anos, procurava uma solução. Ouvindo a programação de rádio da IURD decidiu participar de uma reunião na Igreja, realizada pelo bispo Sérgio Correa, em Maceió, capital alagoana. Os 70 quilômetros que separam as cidades de Branquinha (AL), onde mora o casal, e Maceió não foram obstáculos para a fé de Maria do Rosário.


Deprimido e sob efeito da quimioterapia, Barbosa já havia perdido 30 quilos, respirava com dificuldade e não conseguia mais engolir. Meio a contragosto, ele chegou à catedral junto com a esposa, onde o bispo orou forte contra a enfermidade. “Saí da igreja me sentindo bem melhor. Já conseguia engolir e respirar com facilidade”, lembra o ex-jogador. Começava ali uma nova fase na vida do casal.


Um mês depois, veio a confirmação: o exame médico revelava a cura de Barbosa. “É uma emoção sem tamanho. Sou a prova viva de um milagre”, testemunha ele.


A Catedral da Fé em Maceió fica à Avenida Comendador Gustavo Paiva, 3.076, no bairro Mangabeiras.


Colaborou Cristiane Calaça

Nenhum comentário: