24 de junho de 2010

O time que Jesus escolheu


Em tempos de Copa do Mundo, o momento mais esperado pela nação brasileira foi o selecionado que Dunga levou para a África do Sul. Muito se foi falado se era esse o time ideal. Onde estava aquele futebol arte conhecido por todo o mundo cheio de firula e dribles desconcertantes? Gostando ou não, Dunga escolheu um time que ele confiava.

Durante essa época fiquei pensando que há muito tempo atrás houve uma seleção de 12 pessoas e da mesma forma aos olhos comuns eles não tinham potencial de vencer.

Jesus, o filho de Deus, procurou escolher homens comuns para acompanhá-lo em suas viagens, conversar com eles, partilhar das refeições, ir a comemorações ou o que mais aparecesse pelo caminho.

Essa é uma das situações que mostra o quanto Deus é insistente em se relacionar com os homens. O mesmo Deus que libertou seu povo do Egito e viu esse mesmo povo ruir adorando falsos Deuses, o mesmo Deus que levantou um rei segundo o seu coração e viu esse rei pecar, é o mesmo Deus que motivou Jesus a procurar pessoas para andar com ele.

“Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolo” (Lc 6.12-13).

Os discipulos que Jesus escolheu partilhavam de diferenças gritantes entre si, uns eram difíceis de lidar (Pedro), outros eram humildes pescadores ( André e João), havia um que era um cobrador de impostos e por isso detestado pelas pessoas (Mateus) e um iria traí-lo (Judas Iscariotes). Com que propósito juntar esse time?

Jesus não estava interessado no passado deles, mas sim no potencial que esses homens haveriam de ter. Muito eles tiveram que aprender e errar para um dia cumprir o chamado com o qual foram comissionados, mas lá estavam eles andando e caminhando com Jesus, enfrentando tempestades, crescendo e muitas vezes discutindo, mas Jesus estava com eles pronto para os ensinar.

Isso me ensina que eu e você estamos nessa!

Toda sua boa fama, todo seu conhecimento, todo seu passado nada disso pode ser comparado ao privilégio de ser escolhido para andar com Jesus. Aos olhos de todos aparentemente nosso valor pode ser pouco, mas aos olhos Daquele que se entregou por nós temos potencial.

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23)

“O discípulo não está acima do seu mestre…. Basta ao discípulo ser como o seu mestre….” (Mateus 10:24-25).

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas vos chamo amigos” (João 15:15)

Jesus não esteve em corpo presente pregando aos confins da terra, ele precisou confiar que seus discípulos continuariam sua obra. Se o time de Dunga vai sair vitorioso eu não sei, mas aquela turma que Jesus confiou seu ministério cumpriu seu objetivo e por isso aqui estamos anunciando a obra Daquele que há de vir!

Mensagem ministrada no dia 22/5/10 para o grupo de Jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular em Santo Ângelo – RS

Nenhum comentário: