28 de janeiro de 2011

Clipe da Banda Catedral é barrado na MTV por ser “gospel demais”

“Se eu fosse adepto de um baseado ou uma figura totalmente estereotipada, certamente teria fácil lugar nesse circo musical de horrores”, desabafa o cantor para os mais 40 mil seguidores no twitter

por Gevan Oliveira
twitter.com/gevanoliveira

O clipe da música Tudo Pode Mudar, do mais novo trabalho da Banda Catedral, “Pedra Angular”, foi barrado pela direção do Canal MTV por conter “muito teor gospel”, revelou o líder da Banda, Kim, aos seus mais de 40 mil seguidores no Twitter, na noite desta quinta-feira, 27/1.

A notícia repercutiu negativamente entre os fãs da Banda, que tem 22 anos de carreira e já vendeu mais de 3 milhões de cópias no segmento gospel e secular.

Imediatamente os fãs começaram a questionar, pela internet, o motivo da recusa. Para muitos, a única resposta seria perseguição religiosa. “Preconceito religioso escranchado, num canal onde já fomos indicados três vezes ao maior prêmio deles”, declara Kim.

Para Valmir Santos (25), de São Paulo, a atitude da MTV, além de excludente, é prova de que a programação dessa emissora “é de má qualidade” e vai de encontro ao ideário de união pregado por canais voltados para o público jovem. “Num país liberal/democrático como o Brasil e, principalmente vindo de uma emissora que se diz voltada para a juventude, é muito estranha a atitude, mas está claro que é prova de preconceito religioso”, acredita o estudante de administração.

Para a aluna de psicologia, Katiana Santiago (35, twitter.com/kattyannaa), que acompanha a Banda há 15 anos, a ação da emissora só depõe contra, sendo motivo para não mais prestigiar sua programação. “Não costumo mesmo ver a MTV, mas, agora, além de continuar não assistindo, vou passar a não indicar. Se o canal não aceita uma música que fala de mudança de vida, e outras mensagens positivas, não deve ter muita coisa boa prá se ver mesmo”, ratificou para os seus 1090 seguidores da rede social

Também acompanhando pelo twitter a discussão, a jornalista Larissa Lima (twitter.com/limalaris) ficou curiosa e foi verificar a letra da música. Em seguida ela postou para os seus mais de 200 seguidores: “Eu nem gosto de Catedral. Mas nunca pensei que um canal iria se incomodar com uma letra tão positiva”, escreveu, postando um link para a canção.

Kim, em tom de desabafo, revelou que ficou surpreso com a decisão porque, em anos anteriores, a Banda Catedral foi bastante vista na emissora, especialmente em 2001, quando chegou a ocupar o 1º lugar, e teve mais de oito clipes no Top 20 Brasil e Disk MTV. “Ainda não compreendi, até porque o clipe nada tem de gospel. Ele fala sobre pirataria, drogas, escolhas, ações e reações. É um clipe para ver, parar e pensar”, explicou.

Kim se denomina protestante e membro de uma igreja Presbiteriana no Rio de Janeiro, mas explica que seu trabalho como músico não tem “rótulos”, ou seja, é feito para todos os públicos.

“O que eu acho mais pesado nisso tudo é alguém boicotar frases como ‘Tenha fé em Deus, tenha fé no Amor’, que ‘tudo pode mudar, pra melhor’. “Se eu fosse adepto de um baseado ou uma figura totalmente estereotipada, certamente teria fácil lugar nesse circo musical de horrores”, indigna-se o músico.

O clipe da música censura pela MTV está no link: http://www.bandacatedral.com.br/.



Um comentário:

ImNoGodImNoDevil disse...

Desculpa esfarrapada da MTV. Na verdade eles não queriam dizer, na cara, que a música do Catedral é ruim, datada e derivativa. Se fosse de alguma forma instigante, tocava na MTV, no Fantástico e em qualquer outro canal. E já que o cara da banda falou em baseado, alguém discorda que Marcelo D2 e Gabriel Pensador fizeram músicas sobre o tema de maneira absolutamente genial, com veia pop e apelo de massas? Passaram o recado, muita gente entendeu e aprendeu. Agora: Vocês querem o gospel nos principais canais? Valorizem artistas gospel ousados, com melhores referências musicais e atualizados com a música moderna (e não apenas a gospel). Ficar nessa ladainha e chororô não leva a lugar nenhum. E pior do que essa discussão é lembrar que a MTV de hoje é um lixo que só veicula baboseiras. Música de qualidade MESMO, só na internet. Quanto ao público da gospel music, continuem lendo a bíblia e fazendo suas orações, mas não fechem os olhos pro mundo. Não é pq a banda/artista A, B ou C não é religioso ou é bad boy que a música dele seja ruim. Tom Jobim era manguaçeiro e adorava maconha. Alguém aqui tem peito pra dizer que a música dele era ruim? Vocês querem ter espaço, voz e serem respeitados? Se respeitem! Não se isolem achando que só o artista que louvar a Deus é válido. Louvar a Deus não é nada mais, nada menos do que amar. Expressar amor através da música também conta. Sorte à todos! Amém!