19 de julho de 2011

Ateu usa escorredor de macarrão na cabeça em foto oficial para ironizar religiões

Após três anos de tentativas, o ateu austríaco Niko Alm (foto) conseguiu convencer as autoridades a aceitar para sua carteira de habilitação de motorista uma foto no qual ele aparece com um coador de macarrão na cabeça.

Alm alegou que usava o escorredor de água do macarrão por exigência de sua religião, a Pastafarianism, também conhecida como Igreja do Monstro do Espaguete Voador. Trata-se, na verdade, do nome de um site de ateus americanos, ao qual ele é filiado.

O argumento mais forte dele foi a existência de uma lei que autoriza em documentos foto de muçulmanas com o véu islâmico. Ele questionou: “Se elas podem cobrir a cabeça, por que eu não?”

Inicialmente, as autoridades acharam que Alm tivesse algum transtorno mental e o submeteram a um teste. O médico concluiu que ele estava psicologicamente apto a receber a carteira de habilitação, inclusive com o direito de usar a foto com o “adereço religioso”.

Alm contou que decidiu tirar a tal foto como uma forma irônica — e séria, ressaltou — de questionamento das religiões e seus rituais.

Ele agora vai pedir ao governo que reconheça oficialmente a Pastafarianism como uma das crenças religiosas da Áustria.


Fonte: Paulopes

Nenhum comentário: