6 de dezembro de 2011

Deputado gay Jean Wyllys é contra a aprovação do texto atual da PLC 122


Comissão de Direitos Humanos do Senado. Porém o deputado Jean Wyllys, um dos maiores militantes da causa LGBT na Câmara, se manifestou contra a aprovação do novo texto do projeto de lei que tem como objetivo a criminalização da homofobia.

De acordo com sites do portal UOL o texto que será votado, e que o Wyllys se coloca contra, é o substitutivo que a relatora do PLC 122, senadora Marta Suplicy, preparou junto com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e em negociação com lideranças que se posicionavam contrárias ao texto original.

Segundo o site oficial do deputado Jean Wyllys o novo texto é inócuo. O texto em questão penaliza a discriminação por orientação sexual no ambiente de trabalho, nas relações de consumo (lojas, bancos etc.), e nas repartições públicas; além de tornar agravante a homofobia quando ela é motivo de agressões e assassinatos. O deputado alega que tudo o que o texto propõe já é garantido pela legislação atual.

Wyllys alega que foi deixada de fora do texto a proteção às manifestações de afeto públicas, o que segundo o gabinete de Marta, nunca seria aprovado, e a proteção contra o discurso de ódio homofóbico, que penalizaria, entre outros, os discursos nas Igrejas contra o homossexualismo.

A Frente Parlamentar LGBT alega não ter participado da confecção do texto e afirma que vai se reunir nesta terça-feira para gerar um posicionamento a ele. A mesma Frente garantiu que fez várias proposições ao texto para reaproximá-lo do original, mas que as sugestões não foram acatadas pela relatora.

De acordo com site do deputado Wyllys, as lideranças LGBT estão se organizando nas redes sociais contra a aprovação do novo texto da PLC e estão preparando manifestações como um twittaço nessa terça feira (06) e uma manifestação na Avenida Paulista na quinta feira (08).

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário: