2 de janeiro de 2012

Depois do Festival Promessas jornal britânico destaca o crescimento da música gospel no Brasil

O jornalista Tom Phillips escreveu uma matéria para o The Guardian, um dos maiores jornais da Inglaterra, na qual afirma que no país do samba e da bossa nova há espaço para a música gospel.

O que motivou o artigo do jornalista, intitulado “Gospel starts to strike a chord in Brazil the home of bossa nova”, foi o fato da maior emissora de televisão brasileira ter transmitido no dia 18 de dezembro o Festival Promessas, que aconteceu no Aterro do Flamengo.

O cantor Regis Danese ganhou destaque no diário britânico, Tom Phillips o descreveu como “um dos maiores cantores da música gospel no Brasil”. O cantor disse que “este é um dia histórico para a música gospel brasileira” e ressaltou a importância do evento dizendo que “Deus merece ser agradecido pelo festival ao qual compareceram 20 mil pessoas, e milhões puderam assisti-lo em seus televisores”.

O deputado federal e proprietário do Grupo MK Music, Arolde de Oliveira, falou ao The Guardian afirmando que “60 milhões de brasileiros estariam direta ou indiretamente ligados à Igreja Evangélica”. Arolde disse também que ainda existe “preconceito” contra a música gospel, mas que a chegada de selos musicais como a Sony, está fazendo o estilo adentrar cada vez mais no mercado secular.

Phillips escreveu que o mercado é lucrativo, e que um dos motivos é porque evangélicos são contra a pirataria de CDs e DVDs. Ele conta também que o mercado da música gospel brasileira vale 1,5 bilhão de reais.

O diretor da TV Globo, Luiz Gleizer, disse para o jornalista que a rede de tevê só quis “documentar um festival de música gospel” porque ela tem importância crescente na “vida cultural” do País.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário: