9 de janeiro de 2012

Novo projeto gráfico do portal Lagoinha.com by Quartel Design [Case de Sucesso]

No portfólio da Quartel Design foram somados, ao longo desses anos de trabalho, grandes e referenciais projetos para o mercado gospel. Entre eles, o mais novo projeto gráfico de alto calibre desenvolvido: o Lagoinha.com. Portal de notícias da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG), igreja que há 54 anos têm inspirado o Brasil e as nações nas suas diversas áreas de atuação. Com quase 50 mil membros e o objetivo de conquistar 10% de Belo Horizonte para Jesus até 2020, a Lagoinha tem chegado a lugares longínquos. Pessoalmente e pela internet. Prova disso, é que o portal Lagoinha.com registra acessos nos cinco continentes do globo, inclusive nas nações fechadas para o evangelismo.

O Lagoinha.com foi ao ar na Internet pela primeira vez no dia 29 de junho de 2001 com o slogan “Mais que um portal, a sua igreja na Internet”. O portal já foi vencedor de vários prêmios nas categorias “Religião” e “Site Regional em Minas Gerais”. Em 2012, ano em que o site completará 11 anos no ar, um novo conceito gráfico foi desenvolvido pela Quartel Design. Lançado na primeira segunda-feira do ano (2/1/12), os objetivos principais da Lagoinha, de comunicar a igreja e de evangelização, foram preservados, mas com um layout completamente novo.

O pastor Charles Campos, líder do Ministério de Comunicação da Lagoinha, explica o que motivou a mudança e a razão da escolha da Quartel para desenvolver o novo projeto: “A Quartel Design já faz parte da história do Lagoinha.com, e isso contou muito. Particularmente, digo que a Quartel continua sendo parte do portal a distância. Nesse caso, pessoas competentes, cristãs e apaixonadas pela igreja se tornaram fatores positivos nessa escolha, pois vejo que o testemunho prevalece ao lado do profissionalismo. Não considero uma mudança, mas sim um retorno a projetos que sonhávamos em executar. Ao mesmo tempo é uma mudança porque agora a Comunicação da Lagoinha não se resume a apenas ao portal. Sua atuação é muito maior.”

Representante da Comunicação de uma das maiores igrejas do país, ele fala sobre a importância de iniciativas como essas para a evangelização dos povos e a aproximação da igreja com seus membros: “Lagoinha é uma inspiração. E isso é uma grande responsabilidade para nós. A comunicação em igreja é um grande desafio, é necessário muita sabedoria para transmitir a mensagem de Cristo com imparcialidade. Acredito que ser um ótimo profissional não é o bastante para atuar nessa área. Digo isso porque algumas matérias e projetos são simplesmente fruto de uma vida de oração e intimidade com Deus. Ele é o verdadeiro gestor, sem demagogia. Às vezes não temos nada e, de repente, Deus nos direciona a algo espetacular. Assim, Ele comanda, somos simples servos adotados como filhos, desempenhando a função de comunicadores. Que as igrejas entendam isso e utilizem a comunicação para crescimento pessoal de seus membros e comunidade.”

Charles Campos enaltece a equipe que cuida do portal: “Temos uma equipe na Comunicação que ama o que faz, assim vejo que o portal é resultado do desejo de cada um para reconquistar nosso espaço na mídia eletrônica.” Quanto ao que os internautas podem esperar, ele responde: “O Lagoinha.com volta a ser referência de notícias relevantes para o cristão, maior interatividade com a Igreja Bastista da Lagoinha, um espaço voltado para a vida cristã com o propósito de fortalecer a fé daqueles que amam e servem a Jesus. Muita coisa ainda está por vir em 2012.”

E como as maiores conquistas também envolvem desafios, ele diz: “Precisamos colocar todos os ministérios da Lagoinha no portal, o que é um grande desafio. Em breve, cada ministério terá seu espaço no Lagoinha.com. Por meio de um hotsite, sonho em proporcionar interação direta com os pastores e obreiros. Acredito que até aconselhamentos, em alguns casos, será possível. Enfim, temos muito ainda para realizar, mas vamos por etapas.”

Quanto ao resultado do novo projeto gráfico do Lagoinha.com by Quartel Design, Charles Campos ressalta: “Estou muito feliz. Ainda não consegui ir pessoalmente à Quartel para dividir com todos o que têm chegado a mim. Ficou muito próximo do que idealizamos. Estou feliz, muito feliz. Hoje, trabalhamos para o portal com muito  empenho.” Com gratidão, ele finaliza: “Agradeço muito a Deus pela equipe que temos, pessoas que compreenderam a importância da unidade por meio de Jesus. Isso nos têm levado ao sucesso.”

Mateus Neves, Sócio-Diretor e líder do Departamento de Web da Quartel, responsável direto na execução do novo projeto do Lagoinha.com, conta como foram os quase cinco meses de trabalho e outras novidades. Confira entrevista!

Quartel Design: Você faz parte da história do portal Lagoinha.com desde o início. Explique como começou essa história.
Mateus Neves: Comecei a trabalhar no Lagoinha.com como voluntário em 2001, logo que saiu a primeira versão do site. Eu já gostava muito de trabalhar com design e desenvolvimento. Foi no Lagoinha.com que comecei a desenvolver meu conhecimento sobre internet e design, por isso significou muito para mim. Trabalhando no Lagoinha.com ainda participei da criação de umas três novas versões do site.

Quartel Design: Agora, depois de algumas mudanças ao longo de quase 11 anos de Lagoinha.com, a Quartel Design fica com a responsabilidade de conceituar o novo projeto gráfico do portal. O que isso significa para você?
Mateus Neves: Quando surgiu esse novo projeto para executarmos na Quartel, até brinquei com o pessoal falando que o Lagoinha.com me perseguia aonde eu fosse (risos). Recebi a notícia com muito entusiasmo, pois eu estaria responsável por projetar mais uma versão do portal Lagoinha.com, e dessa com uma grande carga de experiência em desenvolvimento web que eu poderia aplicar nesse novo projeto.

Quartel Design: Explique o que vocês pensaram para esse novo projeto.
Mateus Neves: A ideia principal foi otimizar o conteúdo do portal. Por ter muito conteúdo, queríamos apresentá-lo de uma forma que facilitasse o uso por parte dos internautas que acompanham o Lagoinha.com. O segundo tópico da mudança foi o design, queríamos algo mais limpo para valorizar bem o conteúdo e também proporcionar uma aparência bem agradável aos olhos tanto para a leitura como para a visualização de todo seu conteúdo. Outro ponto importante foi trazer a funcionalidade das redes sociais e abrir espaço para comentários dos internautas para que se crie uma interação forte entre o Lagoinha.com e seus visitantes.

Quartel Design: Com base em quais recursos fundamentou o conceito do novo Lagoinha.com?
Mateus Neves: Primeiro, apresentamos algo bem diferente do anterior, a base de conceito do novo Lagoinha.com foi valorizar o conteúdo e facilitar a navegabilidade dentro do que o portal oferece. Como, por exemplo, a busca de conteúdo com mais opções, mais formas de compartilhar o conteúdo do portal e a participação dos visitantes por meio de comentários.

Quartel Design: O novo site da Lagoinha foi feito 100% em Wordpress. Quais os benefícios dessa ferramenta tanto para as pessoas que vão acessar o portal como para a administração interna do site?
Mateus Neves: Atualmente, o Wordpress, que chamamos de Sistema Gerenciador de Conteúdo, já está muito consolidado no mercado. Cada vez mais vem ganhando espaço por ser uma ferramenta desenvolvida dentro dos padrões atuais web e por ter uma interface que foca em usabilidade, o que facilita muito para o uso de quem vai gerenciar o conteúdo. E além do Wordpress ser uma ferramenta de Código Aberto em que podemos criar novas funcionalidades quando necessitamos, existe uma empresa grande por trás desse sistema que trabalha diariamente para tornar o sistema melhor e mais seguro.

Quartel Design: O site foi dividido em quatro menus principais que destacam NOTÍCIAS, VIDA CRISTÃ, IGREJA e VÍDEOS, por quê?
Mateus Neves: Essa foi a solução para otimizarmos o conteúdo do portal, pegamos todas as categorias que existiam no site anterior e as separamos em grupos colocando cada uma no grupo que se relacionava mais. Por exemplo, em Vida Cristã, condensamos a Bíblia Online, os Artigos, E-books e tudo que é ligado diretamente ao cotidiano do cristão, para o crescimento da caminhada cristã. Em Igreja, colocamos todo conteúdo que é diretamente ligado à Igreja Batista da Lagoinha e assim por diante. A ideia era de facilitar a busca de conteúdo no novo site.

Quartel Design: Qual a importância para uma igreja tão grande como a Lagoinha de oferecer um portal e mídias sociais que comuniquem a igreja (com notícias da própria igreja) e a Igreja do Senhor (por meio de conteúdo para crescimento espiritual dos cristãos)?
Mateus Neves: Na época de Jesus, eles utilizavam todos os meios que tinham para divulgar a Palavra de Deus, como cartas, viagens de barco, viagens a pé etc. E hoje, em nosso tempo, precisamos fazer a mesma coisa utilizando todos os meios que dispomos, tais como, internet, rádio, televisão, entre tantos outros. É importante que usemos cada meio aproveitando seus recursos ao máximo, pois o objetivo final é de levar a informação para o maior número de pessoas.

Quartel Design: Deixe uma mensagem para os nossos leitores acessarem e conhecerem o novo portal Lagoinha.com
Mateus Neves: O retorno que tivemos até agora de quem já acessou o novo Lagoinha.com foi ótimo. Se você está acessando pela primeira vez, quero que saiba que o objetivo principal é proporcionar para você um ótimo conteúdo de forma clara e objetiva e incentivar sua participação nesse novo site. Então, se gostou de um artigo ou um vídeo ou uma mensagem, sempre deixe seu comentário e divulgue nas suas redes sociais como o Twitter, Facebook e outros meios, para que outras pessoas também tenham o conhecimento desse conteúdo.



Fonte: Quartel Design

Nenhum comentário: