14 de março de 2012

Primeira edição do Culto Mulheres Diante do Trono superou expectativas

Add caption
Na quarta-feira (29/2), o Templo da Lagoinha ficou lindamente “rosa”. Agora já se prepara para receber mais mulheres adoradoras na segunda edição, dia 28/3. Confira!
Surpreendente. Essa é a palavra que pode ser usada para traduzir o primeiro Culto Mulheres Diante do Trono. Encher o Templo da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG), com o louvor de adoradoras aos pés de Jesus era um sonho que Deus havia concedido à Ana Paula Valadão Bessa, pastora e ministra de louvor, desde o 1º Congresso Mulheres Diante do Trono, realizado em agosto de 2011.



O perfeito louvor, aquele que vem do mais profundo do coração, fruto da intimidade e relacionamento com Deus extrapola as paredes da igreja, expande e alcança os céus. Não importa se é ministrado do coração de 10, 100 ou 1.000 mulheres, ele alcança o coração de Deus e enche a Terra com a Sua glória. Por isso, a quantidade de mulheres que se reuniriam na primeira edição do Culto Mulheres Diante do Trono não era o mais importante, Deus levaria quem Ele quisesse. E levou. O Templo ficou lindamente “rosa”. Doces perfumes se confundiam na beleza e delicadeza que fluíam no ambiente. Sorrisos, gestos calmos, alegres e infindáveis emoções que palavra nenhuma pode explicar.

Imagine só: 7 mil mulheres no mesmo lugar. Quão insondáveis são esses corações. Cada uma chegou de um jeito, de uma maneira que só elas sabem dizer. Algumas talvez tenham chegado com dores na alma, cheias de ansiedade, de medos, de sonhos despedaçados, de tristeza, de luto e tantos outros sentimentos. Algumas com tanta fé, coragem e dependência de Deus que certamente foram instrumento de cura na vida das outras.

Este é, de fato, o real significado desse culto: em unidade proclamar a presença de Deus e Sua glória, derramar diante do Pai clamores, lágrimas e sorrisos de gratidão, entregar tudo a Ele até que um bálsamo de cura transborde sobre suas vidas trazendo restauração, transformação e libertação.
De pés, ajoelhadas, dançando e entoando cânticos de louvor e adoração ao único digno: Jesus. Mulheres ainda bem jovens, adultas e anciãs, da mais nova a mais idosa, era perceptível a busca por Deus.

O primeiro culto apresentou o que se pode esperar para os próximos. Louvores dirigidos por Ana Paula e o Ministério Diante do Trono, muita oração e adoração. Na oportunidade, a pastora Ana Lúcia, líder do Ministério Mulheres em Ação da Lagoinha, foi apresentada à Igreja. A equipe do Ministério irá auxiliar as mulheres que participarem dos cultos prestando atendimento em diversas áreas, como discipulado e aconselhamento durante todo mês na Casa Rosada. Além disso, a rede de mulheres promove um culto semanal que fortalece ainda mais o trabalho e cuidado. Assim, mulheres têm a oportunidade de aprender e crescer juntas no conhecimento do Senhor.
Em um dos momentos mais especiais da noite, na entrega dos dízimos e ofertas, Isabel Coimbra e sua equipe do Ministério Cia. Mudança ministraram uma dança com a seguinte temática: a grandeza dos sonhos de Deus.

Márcia Resende, apresentadora do Programa Sempre Feliz da Rede Super de Televisão, conduziu um rápido bate papo com Ana Paula Valadão Bessa e a pastora Iara Diniz. A conversa teve como base o tema “Ansiedade” que é uma realidade tão comum no cotidiano das mulheres e precisa ser tratada por Deus. “Confesso que pela manhã é o momento que fico com mais ansiedade”, comentou Ana Paula sobre o sentimento ao começar o dia. Ela explicou que desde que passou a adorar ao Senhor à cada 10 minutos, até seu esposo, o pastor Gustavo Bessa, percebeu a diferença no controle de sua ansiedade. Já para a Pra. Iara Diniz, o que a deixa mais ansiosa são as atividades importantes, e quanto a isso, Iara ministrou sobre a vida das mulheres para que começassem a fazer como Davi, a ordenar sua alma para o controle da ansiedade.

No culto, uma homenagem à Dona Teonila de Souza, mãe da pastora RenataValadão, que recebeu flores das netas, Ana Paula e Mariana Valadão (confira homenagem completa abaixo). A cada mês uma mulher com lindas histórias de vida com Deus será homenageada.
Um tempo bem descontraído no Culto Mulheres Diante do Trono foi quando Susan Dutra, estilista cristã, compartilhou dicas de moda. As risadas puderam ser ouvidas de longe enquanto elas recebiam orientações sobre como devem se vestir.

Durante toda a celebração louvores foram entoados pelo DT. Ao final, Ana Paula Valadão fechou a noite ministrando a Palavra de Deus sobre a mulher samaritana (João 4). O 1º Culto Mulheres Diante do Trono deixou a sensação e expectativa de que os milagres só estão começando. Por isso, participe do próximo Culto e seja abençoada por essa porção de Deus que já está liberada sobre sua vida, em comunhão e unidade com outras mulheres que como você querem experimentar mais de Deus.

Homenagem especial à Dona Teonila

Teonila de Souza Silva nasceu em Itapiruna (RJ), no dia 29 de julho de 1932 e foi
criada em Manhuaçu (Zona da Mata – MG). De lá para cá, passaram-se 80 anos de
vida. E vida que fez e faz história, como filha, mãe, esposa, amiga e obreira na Casa do Senhor.

Filha de pastores presbiterianos, o Sr. Antígio José de Sousa e Sra. Teonila Cardoso
de Souza, Teonila teve a referência cristã no seio familiar. Casou-se aos 20 anos,
após dois anos de namoro, com o Sr. Gechonias Machado da Silva, também cristão e
presbiteriano. No dia 3 de julho deste ano, Teonila e Gechonias completam 60 anos de união que serão celebrados com intensa presença de Deus em suas vidas.

Há mais de 42 anos, congregando na Igreja Batista da Lagoinha, viu o seu genro, o
pastor Márcio Valadão, chegar à igreja. Mãe de Renata, Rosângela, Ronald e Robson;
avó de 10 netos, entre eles, Ana Paula, André e Mariana; bisa de 10 bisnetos, entre eles, Isaque, Lorenzo, Benjamim e Tito.

Sempre muito participativa na igreja, Teonila se envolvia com diversas atividades e
ministérios da Lagoinha. Entre elas, as do Ministério de Louvor, como regente do coral de crianças, adolescentes e jovens. Grupo que era composto na época por cerca de 80 pessoas e que nas cantatas chegava a reunir 100 irmãos. Como ela gosta de explicar, quando ia para a igreja levava a chave da casa, ou seja, ia toda a família reunida. E foi na igreja que a família cresceu. Além das tarefas domésticas, ela dividia seu tempo e atenção nas reuniões de oração, nos encontros de discipulado, aconselhamentos, no cuidado dos irmãos e irmãs. Aos domingos, o coral que regia ensaiava, às 15 horas e se preparava para o culto das 18 horas. Era assim de domingo a domingo, com o mesmo carinho e empenho, com a mesma vontade de cumprir sua missão.

Presidente da Sociedade de Senhoras por dois anos, no fim da década de 70, participava de reuniões todas as quartas-feiras e liderava campanhas solidárias de inverno para arrecadação de cobertores. Unindo seus dons com o de outras irmãs teciam pijamas de flanela para doar e também preparavam almoços para auxiliar os seminaristas do Portas Abertas. A frase que traduz seu ministério servindo Jesus vem da própria Teonila: “A minha vida era a igreja.” E foi dentro dela que deixou um legado de amor ao Senhor, de amor pela Igreja, de amor em servir ao Senhor e fazer parte da seara, legado que extrapolou as quatro paredes do templo. Sua vida era e é um testemunho de caminhada com Deus.

Com a experiência conquistada nos seus 80 anos de vida e mais de 40 anos de
ministério, ela ensina: “Nós temos que entregar os nossos dias para o Senhor e deixar
que Ele conduza a nossa vida, sem muita preocupação, descansando Nele, porque Ele
toma conta de tudo.” Atualmente, Teonila está em casa, bem feliz, mas com grande
saudade desse tempo precioso em que o ministério na igreja era uma extensão de seu lar.

Mas seu ministério de filha, mãe, esposa, amiga e serva de Deus continua inspirando mulheres que tiveram a honra de conhecê-la ou de encontrá-la pelo caminho. Aleluia!

Serviço:2º Culto Mulheres Diante do Trono
Data: 28/3.
Horário: 19h30.
Local: Templo da Igreja Batista da Lagoinha – Rua Manoel Macedo, 360 - São Cristóvão – BH/MG.
Rede Super online, acesse: Clique aqui!
Informações: www.diantedotrono.com

Fonte: Assessoria Diante do Trono | Thalita Daher

Nenhum comentário: