17 de novembro de 2012

[Devocional] Conhecendo o coração de Deus

Ronaldo Bezerra, cantor
Foto: Divulgação

"A intimidade do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança." Salmos 25.14

Deus quer se revelar a nós. Entretanto, Ele só irá contar os segredos do Seu coração para quem é íntimo dEle. Normalmente, não expomos os segredos do nosso coração e nem os detalhes da nossa vida para qualquer pessoa.
Assim é Deus; quando não somos íntimos dEle, Ele não se revela a nós. Mas quando cultivamos uma intimidade com Ele, entendemos e aprendemos o que está no Seu coração. Deus quer pessoas que sejam íntimas para que Ele possa manifestar a Sua glória.

Existe uma diferença entre ser familiarizado e ser íntimo. Por exemplo, o familiarizado não conhece os detalhes da nossa vida, mas para ser íntimo é preciso aprender a desfrutar da companhia do outro, é uma caminhada, são muitas refeições juntos.

A religião nos familiariza; mas só o Espírito Santo nos torna íntimos de Deus. A religião traz conhecimento bíblico, nos familiariza, mas não traz intimidade com Deus.

A intimidade não é para todos. Jesus não era íntimo de todas as pessoas com quem convivia. Ele tinha vários níveis de relacionamento:

1º nível - A multidão. Ele olhava e tinha compaixão pelas pessoas. Via as multidões, mas não se "encantava" porque sabia o que estava no coração do homem. A mesma multidão que gritaria "HOSANA, HOSANA!", seria a mesma que depois iria gritar "CRUCIFICA, CRUCIFICA!".

2º nível - 500 pessoas viram Jesus ressurreto.

3º nível - 120 pessoas receberam o poder do Espírito Santo em Pentecostes (Atos 2).

4º nível - 70 pessoas foram enviadas para expulsar demônios e curar os enfermos.

5º nível - 12 pessoas compunham o grupo dos apóstolos.

6º nível - 3 pessoas, Pedro, Tiago e João, subiram ao monte da transfiguração com Jesus.

7º nível - João, o discípulo amado, foi o único homem que ouviu o coração de Jesus bater. Foi o homem que reclinou no peito de Jesus. Na última santa ceia, quando Jesus disse que seria traído por alguém, todos falaram com João para ele perguntar a Jesus quem seria o traidor. Eles acreditavam que segredos assim Jesus compartilharia apenas com João.

De qual grupo de pessoas fazemos parte? Queremos estar com a multidão que são aqueles que vão à igreja regularmente, cantam, oram, pedem e recebem curas e milagres; ou queremos estar entre os amigos íntimos que são aqueles que têm a liberdade de recostar a cabeça no peito de Jesus e de ser chamado por Ele de discípulo amado?

Em Gênesis 18.17 Deus faz uma declaração contundente: "Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?". Ele diz que não havia a menor possibilidade dEle deixar de revelar seus segredos a Abraão. Entendemos melhor isso quando lemos Tiago 2.26: "Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e foi chamado amigo de Deus". Porque Abraão cultivou uma amizade íntima com Deus, ele teve acesso ao Seu coração.

A amizade íntima é o caminho que teremos que percorrer se queremos conhecer o coração de Deus!
Deus abençoe!

Ronaldo Bezerra
http://www.ronaldobezerra.com.br

Nenhum comentário: