14 de janeiro de 2013

[Fabio Mesquita] O Ladrão de Sonhos


Fabio Mesquita, publicitário (Grão Novo)
Jesus foi tentado! Narra o evangelista Mateus em seu livro no capítulo 4. E uma das partes do texto que julgo de um valor surpreendente para uma reflexão é a sentença: “Tudo isto te darei, se prostrado, me adorares”.

É curioso que o diabo, oferece o mundo a Cristo, se ele desistir de sua missão. É interessante observarmos a palavra “adorares”, que é o foco de onde está o nosso coração, a nossa mente, a nossa fé e a nossa razão.

Se Jesus Cristo desistisse de tudo e aceitasse adorar o diabo e recebê-lo como mestre e guia, o mundo, suas riquezas, maravilhas seriam dele.

O que significa o poder da adoração?
A cena retratada pelo evangelista é bastante interessante por dois motivos. De um lado o “ego” de Satanás, sua suposta missão, o surpreendente valor de seu encontro com Cristo. Suas informações a respeito de quem ele era e sabendo ele qual seria o foco de Cristo em sua jornada. Do outro lado, existe a missão de Cristo, sua obra, sua visão, sua essência, seu objetivo, suas metas, seu trabalho, tudo que ele sabia que estava para ser construído.

Cristo tinha o pleno conhecimento de sua árdua missão. Mas ali, no meio daquele deserto, durante os massacrantes 40 dias de jejum, uma oferta maravilhosa para trocar os seus sonhos pelo simples fato de aceitar o Diabo e adorá-lo.

Outro fato curioso de Cristo diante da sua missão é o seu conhecimento. Em cada resposta, Cristo não revela seus objetivos, ele demonstra domínio, sabedoria, equilíbrio emocional e conhecimento conceitual das lições que teve que aprender para se submeter ao seu sonho. E Cristo sabia muito bem que aquele deserto era apenas mais um passo da sua preparação.

É curioso que cenas parecidas com essas acontecem na vida da gente todos os dias.

Quantas vezes você já procurou pessoas, ou familiares, ou amigos, ou simplesmente conhecidos e expressou algum objetivo pessoal e de repente vem, questionamentos desnecessários, uma lista de dificuldades imaginárias (porque as dificuldades reais só quando atravessamos as situações é que as conhecemos de verdade), uma lista de cuidados ou uma lista de recomendações para o sucesso, listada por pessoas que não se dispõem a sonharem porque sabem que não vão pagar o preço que a vida há de exigir.

Imagine você, quantos médicos deixaram de existir, quantos advogados não estão trabalhando, quantos engenheiros não estão construindo, quantos professores não estão multiplicando talentos porque preferiram acreditar no “não” do impossível, e se mutilaram porque acharam que não conseguiriam chegar lá, e antes mesmo de começarem a sonhar já se eliminaram por se julgarem inferiores ao sonho desejado. Sucesso todo mundo tem uma receita, mas poucos comem desse bolo.

Digo isso porque, uma primeira lição para o sonhador é sonhar em silêncio. O silêncio é a arma mais poderosa que temos contra os ladrões de sonhos. Diz Sun Tzu em seu Livro A Arte da Guerra que: “Faze com que teus planos sejam obscuros e impenetráveis como a noite e, quando te moveres, cai como um relâmpago.” E isso não é para menos.

Os sonhadores sofrem. Os sonhadores de verdade são aqueles que planejam. Os sonhadores são empreendedores. Tem outros motivos para a motivação, não se satisfazem com o pouco, sua ambição é salutar e coletiva, seu sucesso é consequência e o grande prêmio é o resultado de suas mãos.

Os sonhadores sofrem. Sofrem porque precisam catequizar multiplicadores dentro de uma visão, precisam educar, curar, sarar feridas, envolver pessoas, alinhar ideias, transpassar as dificuldades dos “não” sonhadores e materializar no lúdico, o sonho na mente dos multiplicadores.

Os sonhadores sofrem. Sofrem porque estão dispostos a entregar a vida. Não se satisfazem com o fracasso, caem, mas sabem se levantar. Olha para os erros e tiram o seu nectar, sua poupa, seu extrato e faz do fracasso uma ferramenta para construir um novo futuro, começando do zero de novo, e de novo, outra vez de novo.

Os sonhadores morrem. Morrem quando a missão exige, não abrem mão de sua ética, morrem por ela, e a verdade é o combustível que move aquele que sonha e sabe que pode realizar.

Felizes são os que sonham porque deles pertencem o futuro
Não foi diferente com Cristo. Cristo foi o maior sonhador que esse mundo já viu. Maior? Sim, o maior. O maior porque reza sua história que foi com o seu sangue que cumpriu tudo aquilo que entregou para seus multiplicadores. Com a própria vida afirmou sua verdade, e com os cortes na sua carne deixou claro que quando se tem uma missão a cumprir é para frente que se anda.

Cristo foi o maior sonhador deste mundo. Maior? Sim, o maior. Teve todas as chances para desistir, “Pai afasta de mim esse cálice”, mas não desistiu. Era a sua missão, a sua vontade, o que tinha que ser feito, o cumprimento do verbo, fazer valer a palavra.

Só quem sonha chega ao final. Quem sonha ressurge. Quem sonha ressuscita. Quem sonha renova a vida. A dor é um obstáculo, mas o final é valoroso.

E por não ter desistido, Jesus Cristo assume o papel de ser Deus. Ele é Deus. Deus não desiste nunca. Deus cumpre seu papel.

Cuidado com aqueles que te oferece o mundo em troca de algo. Mesmo que aos olhos esse algo seja valioso, importante, imponente. Cuidado com quem oferece algo em troca de seus planos.

Saiba que só os fracassados e os que têm medo de vencer, por causa do preço da dor, são aqueles que impedem o teu raciocínio e falam pedras que abalam o seu ânimo contra os seus pensamentos.

Só os fracassados roubam o teu tempo, colocando empecilhos que te tardam rumo ao preço que a vida exigirá para a concretização dos teus pensamentos.

Cuidado com quem você conta seus planos. Cuidado com quem você fala seus sonhos. Os ladrões de sonhos estão por toda parte. Porque neste mundo, muitos são os que sonham, mas poucos são os que chegam até o final.

Fábio Mesquita Torres | Publicitário da Grão Novo

Nenhum comentário: