7 de julho de 2013

Diário de Bordo - Diante do Trono em Juazeiro do Norte (Terceiro Dia - A gravação)

Coristas no "sol quente" de Juazeiro | Foto: Karlos Aires
Esse dia vou contar tudo de uma vez só pra vocês. Não dá pra transformar tudo o que vivi apenas em alguns parágrafos desse diário de bordo, mas vou tentar explicar um pouco sobre o dia da gravação do DVD “Tu Reinas” do Diante do Trono.

Tudo começou com uma luta pesada. De um lado, a ansiedade pra chegar cedo no local da gravação (Parque de eventos de Juazeiro do Norte), do outro o meu sono e o friozinho gostoso que Juazeiro me proporcionou. Quem me conhece sabe que eu travo uma verdadeira batalha contra eu mesmo pra poder acordar.

Quando finalmente levantei eram umas 10h. Corri pro notebook pra ver as atualizações sobre a gravação quando vejo o seguinte post: “A fila do coral já está enorme”. Foi o suficiente pra começar a me desesperar e pensar: perdi meu lugarzinho na grade. Mas por incrível que pareça, uma paz lavou minha alma e eu apenas esperei.

Jerson havia esquecido sua camisa da gravação a cidade vizinha (Crato). Ele foi lá pra buscas e quando chegou já era 12h30min. Comi as pressas e corremos pra gravação de moto. Todos os semáforos no vermelho e eu pensei: “Sai desses sinais, capeta”. Até que chegamos no Parque de eventos e vi aquela fila que mais parecia a fila de desempregados da crise de 1929 nos Estados Unidos.

Mas assim que cheguei, Sandro (o Jesus do “Creio”) chegou e disse que já iam liberar a entrada. Mas os coristas iriam primeiramente se dirigir a um novo local antes de ir pro espaço destinado a eles. Claro e evidente que uns baianos que chegaram as 5h da manhã se revoltaram e mostraram que baiano é arretado mesmo. “Como assim, chegamos aqui tão cedo pra nada?” eles diziam. Na minha mente eu pensava como cearense que sou: “ieeeei, vacilaram”. Mas depois repensei e vi que quem chegou primeiro tinha mesmo o direito de estar na frente, né?



Após o episódio de manifestações, Sandro se viu na obrigação de deixar que os coristas fossem logo para a frente do palco e foi o que aconteceu. Aquela manada, ops, monte de coristas correndo feito loucos pra pegar seu espaço na frente. Eu tive de esperar Jerson voltar do estacionamento, enquanto isso, gravei umas imagens do pessoal entrando. Uns faziam graça, outros tentavam se esconder.


Quando finalmente cheguei, pensei que tudo já estaria lotado, mas vi que não tinha quase ninguém, além de ter vários espaços na frente. Deu pra pegar um bom lugar (no sol quente). Lembrei de minha saga pelo DVD Fortaleza de André Valadão.  O sol estava tão forte que tive miragens naquele dia. Mas voltando para o “Tu Reinas”, esperamos bastante ali debaixo do sol.

Umas 16h o pastor Márcio Valadão chegou e começou a ministrar. Pastores se ajuntaram pra fazer orações por Juazeiro, Nordeste e o Brasil. Esse momento foi muito forte, muita oração poderosa, creio que nesse momento o inferno começou a tremer.

Manifestação de “valadetes”
Minha cara ao ver as ações dos
"valadetes" | Foto: Karlos Aires
Não posso deixar de registrar aqui a triste idolatria de alguns (pelo menos ao meu redor, quase todos) pelo Diante do Trono. Juro pra vocês que eu quase vomito ali mesmo. Eram meninos imitando o aleluia da Ana Paula e gente falando o nome de cada integrante que passava pelo palco: “Olha, aquele é fulano. Olha, beltrano chegou”. Mas minha gente, todos já devem saber que você é fã da banda, pra quê querer aparecer assim? Ainda teve gente dizendo que queria ver a Isabel Coimbra (ela era do ministério de dança que se apresentava durante outras gravações).

Sério, eu estava pra gritar nesse momento. De qualquer forma, se você é um dos “valadetes” e está a ler meu diário de bordo, não me odeie pra sempre, mas veja como a expressão de alguém que se assustou com a ação de vocês. Minhas desculpas se os ofendi, mas precisava mesmo expressar isso.

Contagem regressiva
Já pertinho da hora da gravação, após as orações, o pastor Gustavo Bessa apresentou o projeto “Visão Mundial” e alguns eventos, dentre eles os 21 dias de jejum pelo Brasil. Todos oraram e André Valadão entrou, cantou “Milagres” e depois de umas outras orações o Diante do Trono entrou. (Ah, teve a última oração pelos 102 anos de Juazeiro também.

A gravação
Momento final da gravação do DVD "Tu Reinas" | Foto: Karlos Aires
Finalmente havia começado a gravação. Começaram tocando “Toma do teu lugar” do CD Creio, tinha tanta gente pulando que eu me senti num show do Oficina G3. Não sou muio de pular, até mesmo por causa de minha condição física (de gordo).  A primeira canção gravada foi uma bonita homenagem a Juazeiro com um forrozinho abençoado que depois de transformou em um xote mais rápido. O público ensinou a Ana Paula como dançar que nem “Maria Bonita”. A música “Só o Senhor é Deus” tem uma letra muito profética, gostei. Ela teve de ser gravada novamente, provavelmente houve algum erro. Mas apenas essa música foi passada duas vezes.

Então veio aquela lista já programada. O mashup de Vestes de louvor com Isaias 40. Rei dos reis com Cordeiro e Leão (as animadas haviam acabado, graças a Deus se não eu teria virado um papel no meio de tantos coristas pulando). Depois veio “Rasga os céus”, e as outras canções. Chegou a música “Santo” com a participação de Juliano Son e algo dentro de mim começou a mudar. Que música linda (e era a que eu menos gostava da lista). Já vou comprar os CDs do Livres pra Adorar pra escutar. Tive a oportunidade de conversar um pouco com Juliano, ele é muito atencioso e me recebeu muito bem. Falamos de seu projeto no Piauí que achei muito bacana mesmo.

De repórter a adorador
Quando começou a tocar “Exaltado” eu já sabia que não ia aguentar, ai não deu outra. Comecei a chorar como nunca mais havia chorado. Senti a misericórdia de Deus tão forte sobre mim. Ali mesmo me derramei e rasguei meu coração (mesmo com um monte de gente me espremendo). Depois disso, cada música falava mais forte ao meu coração, as lágrimas não paravam. Lembrei de uma irmã de minha igreja que disse que Deus não estava em shows evangélicos. Ela mal sabe o que aconteceu ali naquele lugar.

Quando Ana começou a ministrar a canção “Ao cheiro das águas” este repórter que vos escreve simplesmente desabou, não via mais ninguém ao meu redor, apenas eu e Deus.  Foi ali que tive a certeza de que algo novo havia começado em minha vida, um renovo.

Quando o pastor Márcio Valadão fez o apelo, vi centenas de pessoas se convertendo e reconciliando. Eu mesmo aproveitei a data para ser um maço pra mim. O início de um novo tempo. Foi lindo de ver tantas vidas se voltando pra Cristo. Sim, Deus realmente estava lá, com sua glória poder e majestade.

Ao final do evento, voltei pra casa e fiquei a refletir sobre tudo o que havia acontecido, dormi, acordei e agora estou aqui escrevendo pra vocês. Se valeu a pena ter vindo? Foi de Deus mesmo minha saga em Juazeiro do Norte.

Agradecimentos finais
Quero deixar o meu muito obrigado a Luiz (que me acolheu muito bem em Juazeiro), Jerson, que também me ajudou de várias formas (thanks dude). Karina Gomes (minha mãe espiritual), se não fosse por ela eu não teria onde ficar aqui. Meus pais que me deram apoio, a vocês que me acompanharam e claro, ao Senhor que proporcionou tudo do melhor pra mim.

Um abraço em todos vocês e até o próximo Diário de Bordo

Um comentário:

Jerson disse...

Parabéns Karlos! Sua cobertura foi excelente!