8 de dezembro de 2013

[Thalitta Kesya] Chore com os que choram

Na psicologia aprendemos que percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de HISTÓRICO DE VIVENCIAS PASSADAS. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

Sim, coloquei em negrito de propósito, existem coisas a quais cada individuo é exposto que pertence apenas ao histórico de vivencia deles, alguma garota pode ter abusada e ninguém saber, algum garoto pode ter sido violentado e ninguém saber, existem experiências que são só nossas e são essas que ditam nosso posicionamento diante das diversas situações. Lembro que uma vez ouvi o pastor Lucinho falar que as pessoas achavam massa a vida dele, mas ninguém queria perder a mãe cedo, como ele perdeu. Queridos, cada um de nós possui uma história, cada um de nós possui uma percepção dos fatos, cabe a nós nos posicionar de forma diferente quando estamos do lado das outras pessoas.

 Às vezes a gente passa por situações difíceis, você escuta as pessoas dizerem que vai passar, que é pra você criar marra, mas só você sabe a dor que sente, só você sabe como está seu , a sua percepção dos fatos é diferente das outras pessoas, por isso a bíblia não diz: console os que estão chorando, diz: chorai com os que choram. Portanto quando o sofrimento e dor estiverem no rosto das pessoas ao seu redor, seus familiares, amigos... Não diga que aquilo não vale nada, não tente comparar com o que você já passou, lembre-se que quando éramos crianças derramar um suco na mesa era motivo de grande angustia porque provavelmente sua mãe iria brigar, então na hora que você estiver perto de alguém sofrendo, sofra com ele, chore com ele, pode ser pequeno pra você, mas tudo que aquela pessoa talvez precise é compreender que alguém o entende e o apoia. O consolo deixe pro Espírito Santo, porque como um dos nomes dele nada mais é que consolador, e não há ninguém melhor pra exercer essa função.

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;" Mateus 5.4

Mais uma vez reitero desmerecer a dor do outro é egoísmo nosso! E você que sofre escolha ser consolado pelo Espírito Santo, não há colo melhor! Sim, nossos melhores textos saem quando passamos pelas piores situações, lembrem-se de mim nas orações de vocês.


A paz de Jesus esteja sobre você, sua irmã em Cristo, @thalittakesya

Nenhum comentário: