17 de outubro de 2014

Confira entrevista com o Gospelmente Incorreto

O Mix Gospel Ceará entrevistou o perfil de humor cristão Gospelmente Incorreto que tem mais que 40 mil curtidas. Conversamos sobre o início do projeto, sobre louvores e até mesmo sobre o calvinismo. Boa leitura!

Avatar Gospelmente Incorreto
01. Como surgiu a ideia de criar o Gospelmente Incorreto?
Bom, primeiramente, muito obrigado pelo espaço e carinho.

Muita gente não sabe, talvez essa informação seja até exclusiva (êêêhh), mas a página Gospelmente Incorreto mudou de administrador quando tinha apenas 2 mil seguidores.

Um amigo meu, com uma visão crítica do meio gospel, resolveu externar suas opiniões de forma humorada na internet. Só que ele tinha um vocabulário mais sofisticado, o que fazia com que as publicações alcançassem somente pessoas mais estudadas e com um nível de intelectualidade acima da média.

Pra você ter uma ideia, até o nome da fan page já é difícil de interpretar. Então, ele com dificuldades para administrar a página devido os muitos afazeres, me chamou para fazer parte dela. Em pouquíssimo tempo eu já estava moderando o #GI sozinho, com um idioma mais "povão" e isso fez a página crescer consideravelmente.

Mas voltando à resposta, a ideia da página nasceu principalmente porque no meio do povo evangélico existem vários momentos que podem ser interpretados de uma forma bem humorada. Como a quantidade desses momentos só tende ao crescimento, então, uma reunião deles em um só lugar poderia se transformar em algo mais relevante e engraçado, podendo alcançar mais e mais pessoas.

02. Como foi a aceitação do público?
Foi fantástica! Teve uma semana em que vi o número de seguidores pular de 2 mil para 5 mil e assim foi crescendo cada vez mais até a página chegar onde está. É claro que as opiniões sobre o conteúdo apresentado causou espanto e estranhamento para, mas até mesmo quem gosta de ficar no "mimimi" tem dado boas risadas.

Eu vejo que a aceitação foi e tem sido algo positivo, porque percebo as publicações sendo compartilhadas não só no Facebook, mas nos grupos do WhatsApp, sendo comentadas entre os jovens e isso é muito legal.

03. Qual a linha editorial do humor do GI?
Cara, eu procuro seguir uma linha que faça as pessoas escreverem um "kkkkkkkkkkkkkk" bem longo nos comentários das publicações, mas que também as faça refletir sobre o que foi apresentado.

Eu vejo que o público do Facebook não procura um sermão chato na internet, como acontece no púlpito de muitas igrejas, mas busca algo interativo e que possa mexer de alguma forma com o seu humor.

Eu falo sério, falo brincando, faço piada 333 (meio besta), dou bronca, aconselho e enfim, procuro montar um espaço onde as pessoas possam encontrar muitas coisas em um só lugar.

Quem sabe, em algum momento, você vai encontrar na página um assunto que não tenha nada a ver. Isso pode ser uma estratégia para o #GI não se tornar cansativo!

04. Quais são as maiores críticas sobre o GI e de que grupo elas vem?
Muitas vezes eu critico algo que algum cantor faz e aí já vem gente dizer que estou "julgando".

As maiores críticas sempre vem dos defensores de suas "divas gospel". De gente que não interpreta a forma correta uma publicação e antes de ler a conclusão já comenta com maldição para até a minha 5ª geração.

É triste dizer isso, mas no meio gospel existe uma parcela de jovens que estão cegos, que só seguem o que um artista diz e não procura sabedoria à luz da Bíblia! Porque a Bíblia nos oferece conhecimento sobre tudo, mas não, eles só querem saber de ouvir e ouvir CD's, lançamentos e elogiar ou defender esses artistas na internet ao invés de gastarem esse tempo vivendo momentos espiritualmente relevantes.

 Uma das bandeiras do #GI é combater a idolatria de forma humorada e por causa disso sou elogiado mas, por causa disso, também colocam meu nome na boca do sapo. rs

05. As publicações são baseadas apenas nas experiências do autor ou de modo geral?
Muitas são experiências próprias e outras publicações são a visão cômica do cotidiano evangélico. Outras são frutos de uma imaginação que viaja na maionese gospel. (risos).

06. Na sua opinião, qual sua maior crítica a igreja cristã atualmente?
São muitas! Se eu fosse escrever todas, meu pacote de internet da Vivo seria reduzido e eu não terminaria.

Mas a maior delas, e a que mais me preocupa é que a igreja cristã tem perdido o foco do discipulado, do amor aos perdidos. Muitos crentes, que são Igreja, não enxergam as pessoas diferentes como seres humanos. Praticam a descriminação, o preconceito e isso causa o afastamento, distancia mais e mais o pecador dos caminhos do Senhor. 

A Igreja deveria esquecer um pouco mais a busca ambiciosa por "tesouros terrenos" e cuidar das almas que valem mais que diamante.

07. Lista as cinco músicas cristãs que você não deixa nunca de ouvir.
O amor é tudo (Ozeias de Paula)
Estou contigo (Shirley Carvalhaes)
Palavras (Lauriete)
Amigo Espírito Santo (Cassiane)
Milagre (André Valadão)

08. Lista três cantores gospel que você jamais voltaria a ouvir.
Marco Antônio, Paulo André e Lorena Chaves. Não é nada de ódio ou ressentimentos, mas por questão de atitudes, gosto musical e por não compartilhar das mesmas opiniões respectivamente falando.

09. Pentecostal ou calvinista?
Pentecostal, porque foi onde eu cresci e aprendi tudo o que sei sobre a visão da salvação que um cristão deve ter. 
Mas, por questão pessoal e por ver muita separação e discussão idiota entre calvinistas e arminianos, não procuro me aprofundar sobre esses assuntos.

10. Qual o limite do "humor gospel"?
O limite é a ofensa. A partir do momento em que você passa a ofender qualquer cristão, cidadão ou instituição religiosa, você está quebrando as regras da liberdade de expressão. Expor opinião, sim! Ofender, jamais!

11. Qual a maior complicação que você já teve por causa do GI?
Foi quando um cara que se autodenomina "alinete" (fanático pela Aline Barros) denunciou e fez com que outras pessoas denunciassem a página porque se sentiram ofendidos com uma publicação que falava justamente sobre idolatria pela Aline. 

Isso gerou a retirada da página do ar por mais de 24 horas. Mas eu passei essas 24 horas ouvindo "Sabor de Mel" e voltei mais vingativo do que nunca! (risos)
Fora isso o #GI só tem vivido bons momentos, graças a Deus. Passo por altos e baixos, mas nunca penso em desistir.

12. Que dica você dá para os jovens dessa geração?
Gente! Estudem, procurem crescer espiritualmente, orem, façam algo para o Reino de Deus todos os dias e nunca desista de sonhar e dos seus sonhos.

A vida é feita de momentos bons e ruins, mas lute para que os momentos bons se tornem rotina!
Deus abençoe!


MIX GOSPEL CEARÁ | Por Karlos Aires 

Nenhum comentário: