15 de abril de 2015

TOP 5 - VLOGS

Arte: Karlos Aires
Produzo conteúdo pro Youtube desde 2009. Desde então, tenho visto o crescimento e a modernização dessa plataforma que já mudou um bocado e vem mudando sempre. Algo que amo no Youtube são os vlogs. Sim, acompanho alguns e o mais bacana é que você pode interagir com o youtuber/vloger.

No post de hoje, quero indicar alguns vlogs. É o meu TOP 5 de vlogs que acompanho fielmente e tenho certeza que pode informar, edificar e deixar o dia de vocês bem mais interessante. Não vou usar juízo de valor (se um é melhor que o outro). Neste TOP 5, eles estão no mesmo nível, mas com assuntos e abordagens diferentes. Então, vou falar deles pela ordem cronológica em que os conheci.

01. CADÊ A CHAVE?
O Cadê a chave é mais que um vlog. É meu seriado que nunca acaba (assim, espero). Há alguns anos atrás, quando ingressei no curso de Jornalismo, tinha alguns repórteres que me chamavam atenção. Um deles era a Nilce Moretto, que na época era repórter da Rede Record.

Tempos depois, na época que estourou a polémica do Pr. Marco Feliciano, alguém publicou no Facebook um vídeo-opinião de uma mulher que era jornalista sobre esse assunto. Assisti ao vídeo e fiquei encantado (eu não havia me tocado que era a Nilce ainda). Disse que depois ia ver os outros vídeos daquele canal, mas acabei nem vendo.

Tempos depois meu amigo Felipe Santiago me apresentou um vlog chamado Cadê a Chave. Só ai que eu percebi que aquela jornalista que eu admirava era a mesma dos vídeos de opinião e era também essa do Cadê a chave. Pronto, até hoje assisto diariamente o vlog e tenho a sorte de poder interagir com a Nilce por meio do Twitter e Facebook.

Sobre o vlog: o “Cadê a Chave”, aparentemente é um vlog sobre a vida de um casal que hoje mora no Canadá. Mas, para além disso, há opiniões sobre assuntos atuais e sempre vejo ótimas orientações e direcionamentos para a vida. Vale muito a pena acompanhar, você não vai parar de assistir. Um abração, Nilce e Leon!


02. DOIS DEDOS DE TEOLOGIA
O “Dois dedos de Teologia” é um vlog muito bacana dos meus amigos Yago Martins e Felipe Cruz. Yago é estudante de teologia, um bom amigo e meu professor na AFMU* também. Conheci o Felipe na AFMU e desde então tenho acompanhado o trabalho deles no Youtube.

Yago já era um jovem conhecido pelo Brasil com seu vlog de opinião, o “Vlog do Yago”. Polêmico, ele comentava sobre diversos assuntos relacionados a sociedade e religião, até que um dia excluiu o vlog. Depois voltou com um projeto mais sólido juntamente com o Felipe Cruz.

Sobre o vlog: O Dois Dedos fala basicamente de assuntos diversos pela ótica da teologia. Sejam assuntos que explodem na web naquela semana, até mesmo assuntos que não estão sendo tão falados assim. Num modelo bem acessível, até mesmo você que não entende bem sobre teologia pode compreender. Um abraço Yago e Felipe!


03. BISPO WALTER MCALISTER
Teologia se tornou algo muito forte pra mim desde o ano passado. Deste então, venho assistindo vídeos sobre esse assunto e procurando filtrar os melhores autores. Foi nessa busca que achei o vlog do Bispo Walter McAlister. Com comentários e opiniões muito bíblicos sobre diversos assuntos, inclusive gostaria de um dia agradece-lo pessoalmente.

Sobre o vlog: Sou muito edificado com os vídeos desse canal, aprendo bastante e tenho certeza de que você vai passar a compreender bem melhor assuntos que deveriam importar mais para a igreja hoje em dia.
Num meio onde o que vem a predominar seriam os cultos-festa para atrair os jovens de modo carnal, há uma falta de exposição do evangelho de modo mais fiel. As explanações de McAlister são expositivas e mostram um diferencial que falta em boa parte dessas novas igrejas. Um abraço, Bispo Walter!


04. FABIANA BERTOTTI
Este é mais um vlog feito por uma jornalista. Fabiana é adventista e também apresenta opiniões bastante interessantes para nós cristãos. Se você não é adventista, como eu, não precisa se preocupar.

Fabi, como carinhosamente é chamada pelo seguidores de seu canal, não tem o objetivo de converter as pessoas a sua doutrina, mas de expor opiniões (que eu considero muito interessantes) e até mesmo auxiliar os jovens em diversas dúvidas.

Sobre o vlog: conheci o vlog ao ver um vídeo em que Fabi fala sobre maquiagem. Achei sua opinião muito, mas muito interessante ao refutar críticas fracas de um “apóstolo”. O erro dele já começa ai, se intitular “apóstolo”, visto que todos os apóstolos já morreram (para saber mais, leiam o livro “Apóstolos” de Augustos Nicodemos).

Se Fabi lançasse um vídeo por dia eu assistiria todos os dias. Além dos vídeos de opinião, ela também publica vídeos de indicações de livros, o que também gosto muito. Vale muito a pena acompanhar. Um abração, Fabi e Rodrigo.


05. GEOLÊ
Como jornalista eu amo ler. Comecei lendo aqueles paradidáticos da escola, até me correspondi com uma autora (na sexta-série) que eu gosto muito e que veio a falecer tempos depois. O Geolê é um vlog do George Lucas. Ele faz indicações de livros sobre teologia e outros assuntos também. Vale muito a pena assistir, você fica doido pra ler mais livros, principalmente se você se interessa por ler bons livros que tratam de assuntos bíblicos e teológicos.

Sobre o vlog: George mora em Vitória da Conquista (BA), é presbiteriano e tem ótimas opiniões. Passei a acompanhar o vlog quando algum amigo da AFMU publicou no Facebook. Desde então, sempre vejo seus novos vídeos. Um abração, Lucas!


Bom, depois dessas indicações, espero saber da opinião de vocês sobre o que acharam de cada vlog. Um abraço a todos e até o próximo post.

*AFMU: A Academia de Formação em Missões Urbanas (AFMU) é um curso mantido pela união de alguns ministérios de Missões Urbanas do Ceará e possui o propósito de fornecer aos interessados em pregar o evangelho no contexto de centros urbanos conhecimentos específicos aos problemas relacionados ao trabalho em questão. Para saber mais clique no link: http://www.afmu.com.br/

Mix Gospel Ceará (Por: Karlos Aires)

Um comentário:

Adelice disse...

Ótimas escolhas! Conheço e tbm gosto de todos! Parabéns!!