12 de maio de 2015

Nepal é atingido por novo terremoto com 7,3 de magnitude

Pacientes de um hospital em Katmandu são evacuados por causa do segundo terremoto.
Foto: AFP
Mais um terremoto atingiu o Nepal na manhã desta terça-feira (12), apenas três semanas depois do tremor que matou mais de 8 mil e feriu quase 18 mil pessoas.

Este novo tremor teve magnitude de 7,3. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, seu epicentro foi perto da cidade de Namche Bazar, nas cercanias do Monte Everest, cerca de 85 km de Katmandu, capital nepalesa. Ele teria ocorrido a 19 km de profundidade.

De acordo com as primeiras informações das autoridades nepalesas, 16 pessoas morreram e 846 ficaram feridas.

Meia hora mais tarde, um tremor secundário de magnitude 6,3 foi detectado no distrito de Ramechap. Pelo menos outros cinco tremores também foram sentidos na região.

Foto: Reuters
PROFUNDIDADE
O epicentro foi mais profundo que o do tremor de 25 de abril - tremores mais "rasos" tendem a causar mais danos na superfície.

Ainda não há informações sobre vítimas, mas segundo a ONU há relatos de desabamentos.
O tremor também foi sentido na capital da Índia, Nova Déli, onde prédios tremeram por mais de 1 minuto, e na capital de Bangladesh, Daca.

Em Katmandu, milhares de pessoas saíram às ruas, em pânico.

Já o terremoto de 25 de abril teve magnitude 7,8 (liberando uma energia mais de 5 vezes maior que o desta terça-feira), e, segundo a ONU, destruiu mais de 70 mil casas e edifícios. Um terremoto de 7,3, ainda que mais fraco, tem o potencial para causar estragos significativos em estruturas e provocar deslizamentos de terra e avalanches.

Os esforços de ajuda humanitária para o primeiro terremoto ainda estão em andamento, tanto que o exército nepalês apenas esta semana conseguiu chegar a algumas das áreas mais remotas no país - o Nepal está localizado em terreno majoritariamente montanhoso.

Na semana passada, a ONU se queixou de ter recebido apenas US$ 22 milhões dos mais de US$ 400 milhões necessários para as operações. Mais de 2 milhões de pessoas ainda estão desabrigadas.
Mapa explicativo com datas e magnitude dos terremotos no Nepal
Fonte: CNN


Com informações da BBC Brasil e CNN

Nenhum comentário: