1 de julho de 2015

[Entrevista] George Lucas conta sobre os desafios do vlog Geolê

George Lucas durante o primeiro Fórum Nordestino de Cosmovisão Cristã em Fortaleza (CE)
Foto: Karlos Aires
Ele é de Vitória da Conquista (BA) e já é noivo aos 23 anos. Gosta tanto de ler que em janeiro de 2014 criou um canal no Youtube chamado Geolê para versar sobre as obras que lia.
O Mix Gospel Ceará tem a alegria de entrevistar: George Lucas!

Mix Gospel Ceará: Como e quando surgiu a ideia de criar o vlog?
George Lucas: Eu já gostava de fazer indicação de livros para as pessoas. Não me considero o melhor leitor de livros cristãos, mas comecei a perceber como eu poderia ajudar os outros a se interessarem mais por livros e por teologia. E consequentemente serem mais edificadas em sua fé.
Trabalhar com vídeos é algo que eu gostava de fazer desde meu ensino médio e já havia um tempo em que não fazia mais isso. Em 2013 em assistia muitos canais literários e gostava muito de ver dicas de livros e leitura. Foi em janeiro de 2014 que essas três coisas se uniram e nasceu o Vlog. Meio "do nada", mas foi assim que ocorreu.

Foto: Reprodução
Mix Gospel Ceará: Porque Geolê?
George Lucas: Pensei bastante em um nome para então lançar o canal. Queria um nome original, simples e marcante. Dentre algumas sugestões e opiniões o canal "A Vi Viu" (que também é um canal literário) me inspirou para unir o apelido de meu nome com um verbo. Foi então que percebi que a união de "Geo" (de George) com "lê" (terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ler") ficaria uma sonoridade legal! =D
Ainda mais que deu pra criar um bordão até bacaninha: "Esse é o Geolê e Geo leu..." (lol) Tudo isso foi levado em conta para a criação do nome pro canal.

Mix Gospel Ceará: Que dificuldades você teve durante o desenvolvimento do vlog?
George Lucas: Talvez a principal dificuldade foi a organização. Eu não sabia exatamente quanto tempo isso me tomaria para preparar, para filmar, para editar e gerenciar depois da publicação. Eu não sabia em quê eu estava me metendo. O primeiro vídeo de indicação houve bastante elogios e encorajamento por causa da ideia, mas eu mesmo fiquei muito incomodado com minha postura e em especial com o tamanho do vídeo!
Foto: Arquivo Pessoal
Tive dificuldade também em selecionar quais livros eu iria apresentar no canal. Alguns momentos eu estava com o ânimo lá no chão e eu via o quanto isso afetava o meu desempenho diante da câmera. Me sentia muito culpado por fazer um vídeo ruim e também não queria deixar de gravar só por haverem dificuldades.
O Kendi Wakizaka foi quem me deu um bom conselho sobre isso. Ele me ajudou a ver o canal mais como algo meu. Um hobby, um extra, e não como uma obrigação. Eu deveria ser o primeiro fan de mim mesmo e no momento que assim não fosse, eu perderia a motivação pra gravar. Isso me aliviou muito e sou muito grato a ele!
Hoje ainda tenho dificuldades, mas passo por elas com muito mais facilidade, tanto pelo preparo, pois já tenho mais de um ano de experiência, quanto de menor pesar, pois quando vejo que não dá, simplesmente não gravo e tento compensar depois de alguma forma.

Mix Gospel Ceará: Houve apoio? Família, amigos?
George Lucas: Como falei anteriormente, no início houve muitos elogios e palavras de encorajamento. Acredito que por verem algo novo que o amigo estava fazendo. Depois de algum tempo a coisa foi ficando um pouco mais solitária. Hoje não conto muito com o feedback de pessoas próximas.
Geralmente recebo isso de inscritos que me conhecem apenas pela internet, porém isso não me incomoda. Algo que muito me satisfaz nesse sentido é que a Rita Carolina, minha noiva, apesar de não ser tão internauta quanto eu, gosta de saber dos desafios que encontro no canal, dos comentários que recebo e também entende quando preciso de um tempo pra gravar ou editar.
Ela não assiste tanto quando os vídeos estão prontos, mas a diferença que essa moça faz na minha vida é tal que o Geolê não teria a continuação que tem se não fosse ela. Se há algo bom no Geolê, parte disso é mérito dela.

George Lucas e Rita Carolina (sua noiva)
Foto: arquivo pessoal

Mix Gospel Ceará: Qual a sua motivação com o vlog?
George Lucas: Tenho três motivos principais para querer continuar com o vlog.
1 - Para indicar bons livros e motivar a leitura. Algumas pessoas precisam de comentários específicos sobre determinadas obras e por isso sempre tento destacar e aspectos mais interessantes de uma obra que indico. Quando outros me indicam bons livros eu fico muito grato e por isso tento repassar isso para os outros de alguma forma.
2 - Para meu desenvolvimento como comunicador. O vlog me possibilita um exercício muito importante de síntese de pensamento e também de persuasão dos ouvintes. Não significa que sou bom nisso, mas certamente é um desafio que sempre encontro e uma área que desejo melhorar.
3 - Para me divertir um pouco. Eu me divirto muito fazendo a edição de meus vídeos. Algumas pessoas já perguntaram se eu gostaria de ajuda nesse árduo trabalho, mas é uma diversão tão grande que não tenho coragem de abdicar desse deleite. Minha irmã bem sabe como eu dou gargalhadas enquanto edito, (rsrs). Gosto muito.

Mix Gospel Ceará: Você já percebeu algum "fruto" proveniente do vlog?
George Lucas: É difícil falar porque, como falei anteriormente, a maioria das pessoas que me dão feedback dos vídeos são pessoas que estão distantes. Costumeiramente recebo elogios sobre alguns vídeos e palavras de motivação para continuar.
Alguns também me dizem o quanto o canal tem ajudado a ter uma visão melhor a respeito de vida cristã, porém, sem querer desmerecer essas belas palavras, é complicado avaliar esse tipo de fruto.
Algo um pouco mais visível que posso dizer é que passei a conhecer pessoas novas e estou crescendo nesse ministério online.

Foto: Arquivo Pessoal
Mix Gospel Ceará: Qual o seu desejo para com os jovens cristãos dessa geração?
Geoge Lucas: Que sejam determinados a ir além. É muito fácil acomodar-se ao que é comum. Nem é mais algo difícil ser cristão ou evangélico hoje em dia. Meu desejo é que essa mediocridade seja deixada de lado e os jovens passem a ter como padrão a perfeição do Senhor Jesus Cristo!
Isso deve levar a uma luta constante contra o pecado, mas tudo debaixo da graça para que o desânimo não venha a acabar com todo esforço. Para isso é necessário muito aprofundamento na Palavra de Deus e bom uso das literaturas que o Senhor nos permitiu para melhor entendê-la e aplicá-la.

Mix Gospel Ceará: Que dica você dá para quem quer começar um vlog cristão?
George Lucas: Se estiver com uma motivação de servir e tiver uma mensagem bíblica para apresentar, faça! Há muitas coisas importantes sobre filmagem, edição, iluminação, interface do canal, áudio e diversos aspectos técnicos, porém nada é mais importante do que uma motivação correta e força de vontade.
Deus tem prazer em abençoar o trabalho de seus filhos em prol do Reino, sempre há pessoas necessitadas que ainda não foram alcançadas com a verdade bíblica e a internet nunca (NUNCA!) estará lotada (sempre cabe mais um).
Sendo assim, meus imperativos de dicas são:
1) Apegue-se à verdade,
2) Sirva em humildade (resultados podem demorar),
3) Esmere-se em fazer o ouvinte entender. Tendo isso bem firme, os outros detalhes se ajustarão à medida em que houver pesquisa e amadurecimento.
Ops! Esqueci de relembrar um outro imperativo: FAÇA!

ACOMPANHE O GEOLÊ

Entrevista realizada por Karlos Aires

MIX GOSPEL CEARÁ

Um comentário:

Bruna Hadassa disse...

George é um exemplo! Tipo alguém em quem nos espelhamos, um líder...Que responsabilidade! Isso so prova que a Internet pode sim servir na obra de Deus.