26 de fevereiro de 2016

Jeb Bush abandona disputa por presidência dos Estados Unidos

Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush

Jeb Bush, pré-candidato republicano anunciou na madrugada do último domingo, 21, sua saída da corrida à Casa Branca, depois dos resultados ruins nas primárias de Iowa, New Hampshire e Carolina do sul. Mesmo com o forte apoio financeiro recebido, o irmão do ex-presidente George W. Bush acabou obtendo três resultados ruins nas primárias do partido.

"Nesta noite, suspendo minha campanha", disse Jeb a seus seguidores, visivelmente abalado após saber que, nas primárias da Carolina do Sul, conseguira menos de 10% dos votos. "Nego-me a me apegar aos atuais ventos políticos".

O ex-candidato que começou a campanha como favorito para conseguir a candidatura republicana, não conseguiu nunca liderar as pesquisas, e sempre esteve atrás de rivais como Donald Trump ou os senadores Ted Cruz e Marco Rubio.

"Os povos de Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul falaram, e eu respeito isso. Por isso, retiro minha candidatura", desabafou.

Trump e as vitórias

Quanto à luta para ser o candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump reforçou suas chances ao obter na Carolina do Sul sua segunda vitória consecutiva, após ter ganhado anteriormente em New Hampshire. Agora ele obteve sua terceira vitória nas primárias de Nevada.

Com a apuração em 99%, Trump venceu com folga (32,5% dos votos) seguido do senador de origem cubana Marco Rubio (22,5%) e do também senador de ascendência cubana Ted Cruz (22,3%).

Reconhecimento

Jeb Bush foi governador da Flórida por dois mandatos, entre 1999 e 2007. Após a desistência, Ted Cruz e John Kasich, em suas contas no Twitter, ressaltaram a trajetória de Bush. Já Marco Rubio, em discurso após a derrota para Trump, enalteceu o irmão do ex-presidente.

Com informações da AFP

Nenhum comentário: