6 de abril de 2016

[Percepção] Terra Fértil


Para falar sobre as percepções, sobre aquilo que observamos, sentimos, aprendemos e concluímos; faremos uso de músicas, livros, filmes... Em geral, qualquer coisa que nos acrescente e seja digna de atenção. Hoje, vamos de poesia:

Terra Fértil

Minha alma é uma terra fértil
Meus conceitos foram queimados
Tudo em que me firmava foi revolvido
Nutrientes que se misturam
O que eu escondia agora está exposto
O fogo os trouxe á tona
Me sinto frágil, mas terra
O que bate em mim brota
E floresce
Coisas mortas me são de valia
Eu precisei sentir dor
Pra ser terra
A terra que sou

-Karolini Araújo

A inspiração para esse poema veio durante um culto habitual. Sentia meu coração gritar por alguma coisa que o enchesse. Qualquer coisa que viesse de Deus para suprir aquela fome descomunal de sentido para viver.



Geralmente ficamos assim depois de momentos muito ruins, depois de sentir dor e ver sua vida se esvaziando de sentido. Era assim que eu estava. Foi nessa hora que pensei na terra fértil da passagem em Mateus 13:8. Lembrei-me do processo que agricultores usam limpando o solo para o cultivo, e da sensação de não saber mais nada, de ter poucas certezas, e estar vulnerável.

Algumas coisas ruins que nos acontecem, e outras que por primeira impressão julgamos ruins (mas não são, no fim trazem benefício) têm o poder de nos fazer sensíveis como uma terra boa para plantar. Depois delas não vemos a vida da mesma forma. Não damos o mesmo valor às coisas. 

Como costumo dizer: depois de grandes tristezas pequenos detalhes se tornam um mundo. E Deus sabe disso. Não raramente, é nessas horas que além de consolar, ele nos ensina muito sobre a vida e sobre quem ele é, e corrige aquilo que existe de errado em nós. Porque são nessas horas que mais ouvimos. Muitos de nós só refletimos assim, no meio da dor. Quando não há espaço para muita coisa, e aquilo que naturalmente nos distrai não serve para nada.

No entanto, independe do que causou nossa dor, se nós mesmos ou os infortúnios que acometem a todos que vivem. Ele se faz presente. E deseja plantar alguma coisa boa em nós. Para tanto precisamos ser terra.

O poema traz outros conceitos, mas isso vai ficar para você, leitor, descobrir.
Segue abaixo um dos meus versículos prediletos.

“O que está farto despreza o favo de mel; mas para o faminto todo amargo é doce.”

Provérbios 27:7

Nenhum comentário: