10 de abril de 2016

Pesquisa afirma que jovens se casam cada vez mais tarde

O estudo da Pew Research Center, indica a possibilidade de 25% dos jovens americanos nunca se casem.
Foto: Reprodução.

Nas últimas décadas, a faixa etária para o matrimônio, no Brasil, subiu tanto para as mulheres quanto para os homens. O que influencia nesse fato de adiar o dia do casamento são os objetivos pessoais e isso pode gerar impactos para a sociedade. Exemplos como o medo de perder a liberdade, a falta de preparo financeiro e a busca pelo par perfeito podem estar afastando jovens do altar.

Segundo um relatório do Instituto Urban, de Washington, grande parte dos integrantes da chamada “Geração Y” ou geração do milênio (pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 2000) deve chegar solteira até os 40 anos. Outro estudo, o do Pew Research Center, indica a possibilidade de 25% dos jovens americanos nunca se casem.

O estudo afirma que os adultos estão formalizando suas uniões mais tarde. Além disso, a parcela de pessoas vivendo juntas e criando filhos fora do casamento aumentou de modo significativo. Nos EUA, a idade média para o primeiro casamento é de 27 anos para as mulheres e de 29 anos para os homens. Pode-se apontar um aumento considerável, visto que nos anos 1960, era de 20 e 23 anos, respectivamente.


E no Brasil?

Você faz parte dessas estatísticas?
Foto: Reprodução.
Aqui no Brasil, a idade média para o casamento passou de 23 anos para as noivas e 27 anos para os noivos, na década de 1970, para 30 anos para elas e 33 anos para eles, em 2014. As informações são das Estatísticas de Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dinheiro conta?

De acordo com os dados do IBGE, a elevação da idade média ao casar nos últimos anos pode ser reflexo da maior dedicação aos estudos em busca de salários mais elevados. Entre os adultos ouvidos pelo Pew Research Center que nunca se casaram, mas que não descartam a possibilidade, 27% afirmam não estar financeiramente preparados para o casamento, e 22% dizem não estar prontos. Outros 30% não se casaram por não terem encontrado alguém que tivesse as qualidades que buscam num cônjuge.

Além disso, os dados mostram que 78% das mulheres solteiras dizem que é muito importante encontrar um parceiro com um emprego estável. Em contrapartida, os homens dão maior importância a ter como esposa alguém que compartilhe de seus valores sobre como criar os filhos.

Por Karlos Aires (com informações da AFP)

Nenhum comentário: