5 de abril de 2016

[Som de Dentro] Albertine (Brooke Fraser): Uma canção inspiradora na letra, melodia e propósito

Brooke Fraser - Albertine

Albertine é uma das músicas que compõe o CD homônimo (lançado em 2007) da artista neozelandesa Brooke Gabrielle Fraser Ligertwood, popularmente conhecida como Brooke Fraser.

A composição musical é disposta numa linha pop balada, com arranjos de guitarra precisos, funcionando esteticamente bem com a percussão intimista.
Brooke relata suas experiências pessoais em uma viagem missionária à Ruanda – um país africano que ficou popularmente conhecido pelo genocídio em 1994, onde mais de 800 mil  pessoas foram mortas em menos de 100 dias.

Eu estou esperando sentada, e penso em Angeline
A voz da sua mãe ao meu redor
E os tiros da guerra onde já houve silêncio

No alto de um monte milenar
Eu penso em Albertine
Lá nos seus olhos, o que eu não vejo
com os meus olhos

O nome “Albertine” pertencia a uma criança que Brooke conheceu na viagem. Provavelmente uma das muitas que carregam nos olhos a dor da realidade massacrante de um país atormentado por inúmeras mazelas.



As consequências do genocídio fomentaram a miséria, desesperança e pobreza crônica no país. Um caos instaurou-se numa realidade pós-guerra de sobreviventes desprovidos de recursos e incapazes de reerguerem-se sozinhos, onde a ajuda de entidades mundiais como a ONU não foi suficiente, visto que Ruanda não tinha nada para oferecer além de gratidão. Nenhum minério, força militar ou qualquer outra coisa – gratidão não bastaria.

Ruanda
Agora que eu já vi
Eu sou responsável
A fé sem atos é morta
E agora que eu te tive em meus próprios braços
Eu não posso partir sem você


A música, antes de tudo, diz respeito à nossa postura frente a quem carece de ajuda, amor e esperança. Não é uma exposição da dor alheia sem propósito de ampará-la, mas sim um convite sensível a um mundo ao nosso redor, o do próximo. Esse nós podemos mudar sim!

Nenhum comentário: