27 de julho de 2016

[Percepção] Descuido

"Mas espera, é isso? Vai acabar? Não vai fazer nada?" (Foto: Arte de Banksy).

Que ironia... O que a dor não destrói e a mágoa não desfaz pode ser abalado por cansaço, por desleixo, por descuido. O que nenhuma atitude foi capaz de fazer, a falta dela o fez, e sem muito esforço. Rasteira e cruel. Ela, a falta, sozinha conseguiu minar o belo. O que pulsava em vida e cores agora morre...  Por descuido. Que ironia!

Aqueles minutos de tarde já não são eternos, não sente no peito a dor da saudade; aquela alegria de só ver o amigo e sorrir por besteira. O abraço. Aquele respeito de sentar do lado de alguém mais experiente que você. Ouvir. Conversar por horas. Aprender. Não há mais isso. Assim morre um amor, uma amizade, um bem querer. No desvanecer da admiração; no desbotar do tempo, o interesse vai sumindo... Sumin... Su...
           
Mas espera, é isso? Vai acabar? Não vai fazer nada? Vai assistir tudo morrer e ficar apenas olhando? E se fosse o melhor amigo que encontraria na vida? E se fosse um amor pra vida inteira? Se fosse alguém que mudaria o rumo da sua vida inteira? Depois vem a constatação de que você errou em ficar em silêncio. Errou ao insistir pouco. Errou em alimentar o descuido. Vai dizer não era pra ser, mas é mentira. Talvez fosse se não parasse de tentar.

Entretanto, alguns ao ler esse texto vão mandar mensagens a amigos com quem há muito tempo não falam. Outros vão insistir naquele amor que valia a pena, que antes era recíproco e te fez ver de perto o que era alegria, mas por algum motivo desandou. Outros vão tentar reatar laços, mas vai ser tarde, não vão ter a resposta que desejam, encontrarão um muro como resposta. Tudo bem, eles tentaram.

Outros vão ter êxito. Um amigo já marcou um cinema como antigamente. Uma esposa preparou um belo jantar. Uma jovem ligou para outra amiga com quem não fala há um mês para contar como foram as férias. Um jovem rapaz casado olha sua esposa com certo brilho, como se quisesse pedi-la em casamento de novo. Um pai que há tempos não aparece telefona para filha. Ele quer tentar de novo.

E você...
Você eu não sei.
Se percebeu que algo está acabando, resta agora decidir o que vai fazer.

“Quando a gente gosta é claro que a gente cuida.”
Caetano Veloso

“Ama o amigo em todo tempo [sem parar]; e para angústia nasce um irmão.”

Provérbios 17:17

Nenhum comentário: