19 de julho de 2016

[Som de Dentro] I am Mountain – Gungor

Cena do videoclipe "I am Mountain". (Foto: Reprodução).

I am Mountain é a faixa musical que titulou o CD lançado em 2013 da banda Gungor.  Composta e interpretada pelo casal de vocalistas Michael e Lisa Gungor, a canção poetisa a criação bíblica de uma forma doce e perspicaz, trazendo uma atmosfera sonora tão interessante quanto à letra.

A história do criacionismo, o sentido da nossa existência, o anseio das nossas almas...

É claro desde o início que não se trata de uma narração didática quanto aos primeiros capítulos de Gêneses. Ainda assim, remete à temática, nos fazendo lembrar que essa história é sobre nós. É sobre estarmos vivos!

“Eu sou a montanha, sou o pó
Constelações feitas de nós
Há glória na poeira
O universo dentro da areia
A eternidade dentro de um homem”

A letra inicia num ponto claro da criação bíblica – a essência do ser humano. Dentro de um verso criativo de comparação, somos arrebatados à simplicidade e complexidade da nossa existência. A montanha, em sua robustez... O pó, em sua fragilidade. O contraste das palavras nos lembra de que somos seres finitos, igualmente criados e originados de um mesmo lugar, porém, possuidores de algo divino – o Espírito do Deus eterno.

“Somos oceano, somos névoa
Tolos brilhantes que se ferem e se beijam
Há beleza na poeira
Vagueando em pele e alma
Procurando e desejando um lar”

Na segunda estrofe, a comparação também é presente. A majestade do oceano, a momentaneidade da névoa. Reflexos de quem somos e do sentido da nossa vida enquanto estamos na terra. A beleza que vagueia em nós tem um destino, um lar maravilhoso, que será encontrado quando culminar todo o plano da criação.

C.S. Lewis tem uma frase bastante conhecida por muitos cristãos, que pode exemplificar melhor essa estrofe;

“Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta terra pode satisfazer. A única explicação lógica é que eu fui feito para outro mundo”.

“Enquanto a luz, a luz, ilumina os céus, os céus
Nos lutaremos, lutaremos, lutaremos por nossas vidas, por nossas vidas”

A ponte da música pode parecer só uma repetição de palavras num primeiro momento, mas fomenta a visão de viver a vida que habita em nós, experimentando e conhecendo o Criador, encarnado em Cristo Jesus (Jo 14:06). Não tem haver com lutar pelas nossas vidas terrenas, com os desejos daqui. O verso expõe a força de lutar pela nossa essência espiritual, como um grito de guerra que nos anima a vencer a competição mais árdua da nossa caminhada – a luta da carne contra o espírito.

“Há mistério na poeira
As metáforas estão se quebrando
Sentimos o gosto do vento dentro de um som”

Aqui se encontra o jogo de termos que mais aprecio da canção.
“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles”.
Atos dos apóstolos 2:1-4

 Como a canção continua a falar da gloriosa experiência com o Espírito de Deus, nada mais propício que a citação dessa passagem, fugindo um pouco da narrativa de gêneses e interligando-se com o contexto da nova aliança.

“Histórias momentâneas de carbono
Vindas das cinzas, preenchidas com Espírito Santo
A vida é aqui agora, respire-a toda
Deixe tudo ir, você é terra e vento”

A última estrofe literária é um compilado de informações que resumem bem o sentido da música. Nossa história irá passar, a vida é aqui...

Outra vez pode parecer uma frase estranha para alguns. “Mas como viver a vida aqui se toda a letra nos direcionou a eternidade?” – será esse um possível questionamento.

É interessante que no clipe lançado pela banda, essa estrofe tem o conjunto de pessoas que atuaram durante todo o vídeo reunindo-se e compartilhando de uma chama inicial, que uma criança trouxe em uma espécie de vela (dessas que costumam demorar tanto tempo pra serem apagadas nos bolos de aniversários, rs).

Eles acendem todas as suas velas e as erguem ao céu. É um momento impar da canção. Quem conhece o real sentido da fé cristã, sabe que a vida de Cristo é a prioridade. Isso se expressou aqui fortemente, como se nem precisasse explicar de qual vida estavam falando, já que toda a canção já havia deixado isso claro.

“aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”
Carta aos Colossenses 1:27

Nenhum comentário: