23 de agosto de 2016

Confira como foi a pré-estreia do filme Ben-Hur em Fortaleza; (com entrevistas)

Líderes cristãos (evangélicos e católicos) e a imprensa local se fizeram presente na pré-estreia do filme. (Foto: Assessoria).


Na última quarta-feira (17), Fortaleza recebeu a pré-estreia do filme Ben-Hur, uma releitura da clássica história de amor e ódio entre dois irmãos. Um judeu e um romano que interagem em uma mistura de ficção com a realidade. O evento foi prestigiado por convidados, entre eles líderes cristãos (católicos e evangélicos) e a mídia local.

Na capital cearense, o longa está sendo exibido nos seguintes locais: Centerplex North Shopping Maracanaú, Cinépolis Jóquei Fortaleza, Arcoplex Aldeota, Kinoplex Shopping Iguatemi, Arcoplex Pátio Dom Luís, Centerplex Via Sul Shopping e Cinesercla Iandê Shopping Caucaia. Para conferir os horários disponíveis, clique aqui.

Miguel Costa, jornalista.
(Foto: Reprodução).
Nosso blog foi convidado para o evento e lá coletamos algumas opiniões sobre a nova produção. Para Miguel Anmderson Costa, repórter da Rede União de Fortaleza (CE), o filme é um “aquecedor da fé”. “Eu pude observar no filme que a questão da fé é muito importante. Não somente naquela época, mas é válido para o dia de hoje. O homem trazer a fé que está dentro de si, mostra que ainda é capaz de trazer a questão do perdão, da perseverança, da persistência e de fazer o bom combate, como se mostra no filme”, comentou em entrevista para o Mix Gospel Ceará.

“Então, eu acho que o filme foi além de um enriquecimento cultural, foi intelectual também e um aquecedor da fé”, disse.

Um “Jesus” fora do convencional
João Neto é Jesus no espetáculo "O Grande Sacrifício". (Foto: O Grande Sacrifício).


Um dos destaques do longa é a participação do ator brasileiro Rodrigo Santoro interpretando Jesus Cristo. De acordo com o jornalista João Neto, que há muitos anos também interpreta Jesus no espetáculo “O Grande Sacrifício”, promovido pela Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC), Santoro se entregou para o personagem.

“Ele fez muito bem, ele é um mega ator e não é atoa que ele meteu as caras mesmo e apesar de todo preconceito de brasileiros em Hollywood. No filme, eu achei que ele desmistificou”, disse.

O jornalista explica: “Muitas vezes que alguém vai fazer o papel de Jesus, ele fica 'pomposo', majestoso ,um Jesus muito convencional. Eu gosto da ideia de um Jesus não convencional. Um Jesus que não se veste com uma 'roupa de Jesus'. É mais ou menos a ideia do 'Grande Sacrifício'. Você olha e percebe que ele é Jesus, não pela roupa que ele veste ou por ele estar arrodeado de 12 discípulos, mas aos poucos você percebe que tem alguma coisa diferente naquele homem. E o Santoro consegue passar isso”, colocou.

“Ele conseguiu passar a ideia do olhar de Jesus ser transformador. Em uma determinada cena, quando ele desce da escada, o ambiente muda, a atmosfera do lugar muda completamente. Imagina se um carpinteiro judeu teria uma autoridade daquela?”, pontuou.

Ele finaliza elogiando o trabalho de Roma Downey, Produtora Executiva do filme. “Essa releitura da Roma Downey ficou super legal. Uma releitura que não estragou o filme. Eu assisti o original e não estragou o filme. Eu achei super legal”.

Cenografia Impecável

Marcio Dias, cenógrafo e arquiteto.
(Foto: Acervo Pessoal).
Para o arquiteto e cenógrafo Marcio Dias, o filme possui um retrato bastante fiel a realidade histórica. “Eu tive a oportunidade de conhecer Roma e o lugar onde se passa o filme, as locações e onde representa Jerusalém é justamente o que está na nossa memória. Porque o filme não é só o local em si, mas ele tem que trabalhar uma memória afetiva. As pessoas tem uma visão sobre a história”, ressalta. “Eles foram muito fiéis a isso. Eu acho que teve um grande trabalho de pesquisa em cima de tudo isso”.

“Eu também fiquei impressionado com a casa da família do Ben-Hur que foi muito bem caracterizada. O pátio central, os arabescos, as portas e seus detalhes e também o relevo da cidade”, analisou.


Por Karlos Aires

Nenhum comentário: