23 de maio de 2018

"Casa", música do Palavrantiga, já foi regravada pela dupla Chrystian & Ralf

A música está disponível no canal do YouTube da dupla. (Foto: Reprodução).


Dia desses vi um storie do cantor e compositor Marcos Almeida (Palavrantiga) comentando que a dupla sertaneja (de raíz) Chrystian & Ralf gravaram a música “Casa”. Quando vi tomei um susto, mas como ele é a fonte prima, a final a música foi composta por ele, não duvidei.

Mas, este nobre jornalista não se contentou e foi atrás de mais detalhes sobre essa inusitada regravação. Preciso ressaltar que quando eu era criança ouvia muito Chrystian & Ralf. Meus pais são do sertão do Ceará e quando chegaram em Fortaleza trouxeram consigo a cultura de ouvir sertanejo.

Lembro que ouvia de tudo um pouco, Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó, entre outros. Tinha uns bregas, tipo Amado Batista também, mas isso é assunto para outra pauta. Talvez por isso o post de Marcos Almeida me chamou tanta atenção. Bom, vamos aos detalhes.

Contexto

A dupla Chrystian e Ralf surgiu em 1983, quando lançaram o LP “Quebradas da Noite”. Eles foram sucesso logo no debut, garantindo de cara o primeiro disco de ouro. Eles sempre se mostraram ecléticos, pois logo na primeira turnê deram espaço não só para a música sertaneja, mas também para a ópera, passando por Elis Regina e Dalva de Oliveira.

No ano 2000 eles se separaram, lançaram trabalhos solos e em 2001 se uniram novamente. O nome do disco que lançaram após o retorno não poderia ser outro: De Volta.

Aqui temos uma informação importante. Ralf foi um dos nomes que se empenhou para combater a pirataria. Em 2005 ele desenvolveu uma espécie de CD que custa menos. Isso para baratear a venda dos álbuns no formato físico (nesse tempo não tinha streaming como a Deezer, por exemplo).

O nome da mídia é Semi Metalic Disc (ou apenas SMD), um formato de áudio que pode armazenar até 64 minutos de música com a mesma qualidade de um CD convencional. O SMD tem um custo 30% menor que o do CD comum.

A Regravação

CD Palavrantiga Vol. 1
Agora, vamos falar da tal regravação. Como uma dupla sertaneja grava uma música do Marcos
Almeida? Bom, “Casa” é uma composição do Marcos Almeida que foi lançada logo no primeiro trabalho do Palavrantiga. O grupo (que era a banda da cantora Heloisa Rosa) surgiu em 2007 e no ano seguinte eles lançaram um EP intitulado “Palavrantiga - Volume 1” que saiu em SMD (olha as coisas se batendo aqui), e em download no Myspace.

Em 2012, o EP foi relançado pela Som Livre (na época gravadora da banda) com mais duas faixas. “Casa”, tanto no EP de 2008, quando no relançamento de 2012 é a primeira faixa. “Casa” foi o primeiro grande hit do Palavrantiga.

Vamos voltar uns anos aqui. Em 2010, Chrystian & Ralf lançaram o disco “Para Sempre Irmãos”. O que temos na faixa nove? Sim, a regravação da música “Casa”. Em entrevista para a coluna do jornalista André Piunti, no site Uol Música, publicada no dia 11 de junho de 2010, Ralf comentou sobre o disco.

“Quem conhece Chrystian e Ralf sabe que esse é o trabalho que a gente sempre teve, que é fazer o que a gente gosta, trazer coisas novas, expandir a cabeça pra qual seja o lado. O disco não é um disco de sertanejo, um disco de rock, um disco de gospel. É um disco do Chrystian e Ralf, ao nosso estilo”, disse. “A gente grava o que a gente gosta, e as pessoas se identificam com o que a gente gosta”, ressaltou.

Ouça a música "Casa" na voz da dupla Chrystian e Ralf:


Por Karlos Aires (com informações da Uol Música)

Nenhum comentário: