15 de maio de 2012

Vaticano vence Benetton em caso de polêmica foto do papa

Foto: Divulgação
Cidade do Vaticano - O Vaticano venceu uma batalha judicial contra o grupo de moda italiano Benetton, que utilizou uma fotomontagem com o papa beijando na boca um imame egípcio e que agora reconheceu o equívoco de usar a imagem de Bento XVI.


O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, informou nesta terça-feira que no dia 11 de maio a Benetton divulgou um comunicado no qual reconhecia "seu pesar por ter ferido a sensibilidade de Sua Santidade Bento XVI e dos crentes, assegurava que todas as fotos do papa tinham sido retiradas de circuitos comerciais e se comprometia a não usar no futuro uma imagem do papa sem a autorização da Santa Sé".

Lombardi lembrou que no dia 11 de novembro de 2011, o grupo Benetton surpreendeu com uma campanha publicitária na qual apresentava um fotomontagem "provocadora" com a imagem do papa beijando o imame da mesquita Al-Azhar do Cairo, Ahmed Mohammed el-Tayyip.

O jesuíta assinalou que uma dessas fotos, em tamanho gigante, foi pendurada na ponte do monumental Castel Sant"Angelo de Roma, a poucos passos do Vaticano, e que nesse mesmo dia a Santa Sé publicou "uma dura declaração" e anunciou que estudava empreender medidas legais contra a Benetton para proteger a figura do papa.

Lombardi manifestou que o comunicado de sexta-feira passada da Benetton é fruto de um acordo entre os advogados da Santa Sé, Giorgio Assumna e Marcello Mustilli, e os do grupo Benetton.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: