3 de janeiro de 2013

[Comunidade Shalom] Cresce no Ceará número de celibatários da Igreja Católica

Integrantes da Comunidade Shalom em Fortaleza | Foto: Divulgação

Cresce no Ceará o número de pessoas que optam pelo celibatário. Se no meio evangélico existem aqueles que "escolheram esperar", no meio católico também existem pessoas que rejeitam o sexo.

Os celibatários são pessoas que não são padres, nem freiras, mas que decidiram dedicar sua vida a serviço da igreja. Em Fortaleza, um grupo de 45 jovens se consagrou no celibato em dezembro de 2012, em cerimônia na Comunidade Católica Shalom, a maior representante de Renovação Carismática Católica no Brasil.

Segundo o assessor de imprensa da Shalom, Vanderlúcio Souza "os celibatários, no lugar de dedicar amor exclusivo a uma pessoa, escolhem amar a todos e continuar o legado de Cristo. E Cristo é a maior referência de celibato, pois ele viveu como celibatário quando esteve entre os homens". Quem pretende se tornar um celibatário tem de se manter solteiro e se abster do sexo. Na igreja católica, todos os sacerdotes fazem um voto de castidade.

Integrante da Comunidade Shalom há 15 anos, a ex-estudante de Medicina, Gabriella Dias é uma das novas celibatárias de Fortaleza. Após um processo de vários anos ela recebeu a consagração perpétua no Celibato. "Após discernimento com as autoridades da Shalom, escuta de Deus e retiros, chego ao último estágio para a consagração definitiva", relata Gabriella.

Para a Comunidade, esse exemplo remete a "à eternidade e vai na contramão do senso comum da vivência de provisoriedade". A ex-estudante cursou até o sétimo semestre de Medicina e decidiu deixar do sonho de ser médica para se dedicar à Shalom. Hoje, Gabriella é produtora de grandes eventos como o Halleluya, Retiro Renascer e Exponatal, representando Shalom na Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza e na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Comunidade Shalom tem mais de 15 mil membros engajados no Ceará.

Fonte: Mix Gospel Ceará (com informações da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: