16 de outubro de 2012

[Fabio Mesquita] A Ambição de Jesus Cristo


O QUE O PODER DE ALINHAR O PENSAMENTO COM DEUS É CAPAZ DE FAZER NA VIDA DE QUALQUER PESSOA.

Davi, o famoso e querido rei de Israel, recentemente personagem de minissérie para a televisão brasileira, proferiu em seus salmos poéticos um texto que é muito curioso para a nossa reflexão. Davi diz: bem-aventurado o homem cuja a força está em Ti (Deus) e cujo coração está nos caminhos aplanados, o qual passando por um vale árido faz dele um manancial,  e com as primeiras chuvas enche todos os tanques.

É um texto que representa uma característica clara da pessoa de Cristo. A capacidade de transformar lugares, situações, momentos, de situações adversar a situações favoráveis.

Outro fato que considero importante para defender esse tema é a constatação do médico Lucas. O qual, em seu evangelho,  ressalta um detalhe curioso sobre a história de Cristo. O evangelista deixa claro que Cristo crescia em conhecimento, em sabedoria e em estatura. Por estatura, além da questão física,  atribuo a questão da maturidade da idade.

Vamos somar com um terceiro elemento. Vamos fazer uma breve reflexão sobre um dos primeiros discursos de Cristo em sua caminhada, o famoso Sermão da montanha. Como ele traz  luz às questões da ética, da moral, da vida em comunidade, em sociedade e, principalmente, do relacionamento do homem com Deus.

E, no mesmo Sermão, para cada sentença dada, Cristo ressalta a conquista, a vitória pela paciência, pelo respeito do tempo, por dedicar atenção e alinhar suas ideias, pensamentos e convicções para o senhor que criou os Céus e a Terra.
O que Cristo busca e que, para mim, é uma grande verdade em sua trajetória é que o segredo do sucesso da vida está em alinharmos o pensamento de cada um de nós com a pessoa de Deus.

Para isso, a fé é o caminho para tal sucesso. Diz o misterioso autor de Hebreus: “A fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem”.

Cristo deixa claro em um dos seus discursos sobre o poder sobrenatural da fé para a vida, quando afirma que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda, poderemos ordenar para um monte que ele vá de um lugar para outro, e o monte há de nos obedecer.

A fé é o instrumento de sucesso para vida de qualquer pessoa. Com base nessas observações, crescer na fé, estudar a fé, treinar a fé e desenvolver a fé em cada um de nós é o segredo para conquistarmos os nossos sonhos, seja material, seja profissional, seja intelectual, seja qual for o desejo de crescimento que habite no nosso coração. E para esse exercício, Cristo deixa uma outra observação, a importância do cuidado com o nosso ânimo.

Cristo venceu o mundo e instrui todas as pessoas a ter o bom ânimo. Aqui, mora a sua ambição, a vitória de todos que acreditem nele. Crer nas palavras, nos ensinamentos, nas pessoas e na missão de Cristo e crer que se pode vencer e ter bom ânimo é o segredo que motiva para a vitória de cada um de nós.
A verdade sobre as pessoas ambiciosas é saber que na essência delas habita o desejo imoderado pela vitória. É saber que há a aspiração, a pretensão, a vontade pela conquista.  O ambicioso  tem a característica do pensamento coletivo. Ao contrário do ganancioso, que é pessoal e intransferível.

A missão de Cristo era e é a sua ambição. Ele quer que o mundo conheça a verdade e quer que o mundo se alinhe com Deus. Se alinhar com Deus significar se alinhar com a vida. Significa se alinhar com o sucesso e a tranquilidade para os nossos corações, se alinhar com as conquistas e, principalmente, se alinhar com a felicidade, mesmo que isso cause a dor da maturidade, e esta será causada!
Em Cristo há o despertar para a vitória, assim como o despertar para o desenvolvimento da fé que cada um necessita para alinhar sua vida e seus pensamentos com Deus. Alinhar seus sonhos com Deus é o segredo da vitória para a vida de qualquer pessoa e essa é a provocação que Cristo deixa para as nossas vidas.

É esse alinhamento que podemos igualar à capacidade de transformar situações. É alinhando o nosso pensamento com Deus que podemos justificar a nossa força em Deus e ordenar os nossos corações conforma  a vontade e a realização Dele nas nossas vidas. Com isso, quando passarmos por vales áridos, façamos deles verdadeiros mananciais.

A ambição de Cristo é que todos vençam!

Fábio Mesquita Torres | Publicitário da Grão Novo

Nenhum comentário: