11 de abril de 2016

Confira 8 ensinamentos básicos que todo pai deve ensinar a seus filhos

Entenda oito dicas preciosas para você que é pai. (Foto: Reprodução).

Um dos grandes desafios de todo pai é fazer com que seu filho seja um homem que não se deixe ser abalado pelas influências não-bíblicas. A cultura cristã, no século 21, está desesperada por homens que expressam a masculinidade cristã de caráter forte. E este mundo seria um lugar muito melhor se houvesse muito mais deles. A própria ideia de masculinidade está sob ataque como parte de uma visão alterada para o sexo masculino na sociedade ocidental. Mas nossos filhos não precisam ser vítimas desta visão.

Para isso, nosso blog traduziu oito dicas super valiosas do site de Matthew Jacobson para os nossos filhos se tornarem melhores homens de Deus.

1) Ensine seus filhos a temer a Deus
A Bíblia declara que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Como podemos ensinar-lhes isso? Em primeiro lugar, sendo modelo disso na frente deles. Expressando um santo temor e reverência diante de um Deus Todo-Poderoso. E em segundo lugar, com suas palavras. Ensine-lhes os dez mandamentos.

2) Ensine-os a honrar você
Eu digo aos meus filhos, "Deus tem algo que Ele quer que você faça. Ele quer que você me honre". Seus filhos precisam honrá-lo. Não porque você pode andar sobre as águas, não porque você merece ser honrado o tempo todo, mas porque a lei moral de Deus traz ordem e beleza aos obedientes.

3) Ensine aos seus filhos o Evangelho
A fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus. Não deixe que seu filho ouça sobre Jesus apenas na igreja. Transmita o conhecimento de Deus aos seus filhos. Isso é sua responsabilidade, não de outra pessoa.


4) Ensina-los a trabalhar duro
Quando estamos a trabalhar em conjunto, meu filho de seis anos de idade diz: "É quente. Que pode ser feito?" Eu digo a ele, "homens trabalham até que o trabalho seja feito. Preciso da sua ajuda. Estamos quase terminando”. Digo isso desta maneira, porque eu quero que ele se identifique com a masculinidade. Eu estou informando a ele sua auto-percepção. Conte com isso, alguém pode ser pró-ativo, mas não será muito difícil se eles são jovens.

5) Ensine-os a ser gentis
Diga a eles que um filho precisa ser um cavalheiro é diga o que um cavalheiro faz. Tópico diferente, mas tem a mesma abordagem que o número 4. Isso leva anos para reforçar. O mundo, a sua carne, e seu inimigo, tudo conspira para ensiná-lo a ser impensado e egoísta. Use os eventos do dia médio de instruir seu entendimento nesse ideal.

6) Ensine-os a defender a Verdade
Tenho observado que alguns pais são desonestos e dissimulados em suas relações com as pessoas. Adivinha? Seus filhos são do mesmo jeito. Se quisermos que nossos filhos defendam a verdade, não devemos dizer-lhes que é importante e além disso, viver de forma diferente. Nossos filhos devem ser ensinados não só em crer na verdade, mas para ser intransigente na defesa dela.

7) Ensine-os ao valor do dinheiro
Espere um minuto... Isso soa um pouco não-espiritual? Mas, não é. Jesus tem muito a dizer sobre o dinheiro. Nosso uso de dinheiro mostra o que nós valorizamos. Onde está o teu tesouro, aí estará o seu coração. No céu, as ruas são pavimentadas com ouro. E esse é o valor apropriado de dinheiro - como um meio para um fim - como algo que nos leva onde Deus nos quer fazer ir. Se o seu filho aprende a valorizar adequadamente o dinheiro, ele vai usá-lo com cuidado em preparação para ser um marido e pai, e para promover o Evangelho, mas ele nunca vai adorar esse dinheiro.

8) Ensine-os a amar os outros
As pessoas têm valor intrínseco, porque Deus diz que eles fazem. Ame o seu próximo como a você ama a si mesmo. Quando verdadeiramente você valorizar os outros, nós nos preocuparemos mais do que nossos próprios interesses e desejos. Uma cultura preenchida com futuro homens como este é uma coisa linda. Vamos fazer a nossa parte para construir essa cultura.

Por Karlos Aires (com informações do site de Matthew Jacobson)

Nenhum comentário: