12 de novembro de 2012

Ministério Público pede a retirada do termo "Deus seja louvado" das cédulas

Cédula do real com o termo "Deus seja louvado"
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 12, o Ministério Público Federal entrou com uma ação pública exigindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das novas cédulas de real. A petição foi feita pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão e afirma que a presença da tal frase fere os princípios de laicidade do Estado e liberdade religiosa.

Segundo a ação assinada pelo procurador Jefferson Aparecido Dias, "A manutenção da expressão 'Deus seja louvado' [...] configura uma predileção pelas religiões adoradoras de Deus como divindade suprema, fato que, sem dúvida, impede a coexistência em condições igualitárias de todas as religiões cultuadas em solo brasileiro".

"Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: 'Alá seja louvado', 'Buda seja louvado', 'Salve Oxossi', 'Salve Lord Ganesha', 'Deus não existe'. Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus", continua o texto.

O Banco Central emitiu um parecer jurídico afirmando que na cédula não faz referência a religião nenhuma, sendo assim totalmente lícito permanecer com a expressão impressa. "O Estado, por não ser ateu, anticlerical ou antirreligioso, pode legitimamente fazer referência à existência de uma entidade superior, de uma divindade, desde que, assim agindo, não faça alusão a uma específica doutrina religiosa", diz o parecer do BC.

Segundo o site da “Folha de São paulo”, a Procuradoria exige que a União comece a imprimir as cédulas sem a frase em até 120 dias. Pede ainda que haja uma multa simbólica de R$ 1 por dia de descumprimento.

Mix Gospel Ceará (com informações da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: