22 de maio de 2018

Luan Santana regrava "Sonda-me, Usa-me" de Aline Barros

Luan Santana no clipe de "Sonda-me, Usa-me". (Foto: Reprodução).


O cantor Luan Santana regravou a música “Sonda-me, Usa-me” de Aline Barros. A canção foi lançada oficialmente em 2004 no disco “Som de Adoradores”. A nova versão do hit gospel brasileiro faz parte do projeto “Analaga”, desenvolvido por Dudu Borges. Grava esse nome, você vai entender.

Eu fui investigar, claro. O jornalista curioso aqui não aceitou apenas o fato do Luan ter cantado mais uma canção cristã. Sim, mais uma. O sertanejo universitário regravou a música “Conquistando o Impossível” no álbum “Ao Vivo no Rio”, segundo álbum CD ao vivo de Luan, que foi lançado no dia 10 de abril de 2011 pela Som Livre. Ouça na Deezer.

Dessa vez, ele deu voz a outro hit cantando em boa parte das igrejas evangélicas do Brasil. Acontece que o “Analaga” é um projeto do Dudu Borges, um dos maiores produtores musicais do Brasil, responsável pelo sucesso de diversos cantores sertanejos e também do gospel.

Segundo a descrição do YouTube, o Analaga é “uma nova experiência audiovisual para você curtir no palco da multiplataforma. Uma música por semana com grandes artistas em um conceito diferente de tudo que você já viu e ouviu”. Ou seja, o projeto quer mesmo apresentar esse mix, de um cantor cantando algo fora de sua alçada.

Só para contextualizar, Dudu é músico, empresário, compositor, arranjador e produtor musical. Ele iniciou seus trabalhos em 1997 como produtor e arranjador de jingles para publicidade.


Dudu Borges na Música Gospel

Dudu Borges. (Divulgação).
No gospel, Dudu trabalhou com grandes nomes como a banda Resgate. O músico trabalhou na
produção e arranjos dos discos Ainda Não É O Último (Sony Music - 2010), Até Eu Envelhecer Ao Vivo (Gospel Record’s - 2008), Até Eu Envelhecer (Gospel Record’s - 2006), Resgate Ao Vivo (Gospel Record’s - 2004) e Eu Continuo de Pé (Gospel Record’s - 2002).

DJ Alpiste também entra nessa lista. Dudu trabalhou na produção e arranjos dos discos Acústico (Gospel Record’s - 2003) e Fanático (Gospel Record’s - 2002).

O grupo Renascer Praise também está nessa lista com os discos Renascer Praise 10, 11, 12, 13 e 14 (todos lançados pela Gospel Record’s entre 2003 e 2007 respectivamente). Dudu também trabalhou na produção e arranjos.

Parte do portfólio gospel de Dudu Borges. (Foto: Reprodução/Site oficial).


Dudu Borges no secular

Essa matéria não acabaria nunca se eu fosse listar todos os artistas fora do gospel, mas aqui vão os principais. Jorge & Mateus, Michel Teló, Luan Santana, Bruno e Marrone, Lucas Lucco, João Bosco & Vinícius, marcos & Belutti e César Menotti & Fabiano. Ou seja, Dudu Borges é o grande “culpado” pelo sertanejo universitário dominar o Brasil. Só isso mesmo.

Além dos artistas nacionais, Dudu tem passagem por artistas estrangeiros como a ex-rebelde Dulce Maria e até Ricky Martin (Ueeeepa!).

Como “Sonda-me, Usa-me” foi composta

A canção foi composta pelo pastor Edson Feitosa, da Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul (CEIZS) em parceria com Ana Feitosa, também da CEIZS, e Aline Barros. Em entrevista dada ao site Pleno News, em outubro de 2017, o pastor Edson explicou como a canção foi composta.

“Foi numa tarde de sábado, em junho daquele ano. Eu havia sido designado para conduzir uma reunião de jovens na Comunidade da Zona Sul. Naquele dia, a Aline que estava pregando e um dos tópicos da mensagem era justamente o último trecho dessa canção: ‘Sonda-me, quebranta-me, transforma-me, enche-me e usa-me’. No final da pregação, Deus me deu a melodia dessa parte do cântico”, disse ele.

Parte do portfólio secular de Dudu Borges. (Foto: Reprodução/Site oficial).


Por Karlos Aires (com informações da Pleno News e site oficial de Dudu Borges)

Nenhum comentário: